A renomada Zula Cia de Teatro, de Belo Horizonte (MG), exibe em Natal pela primeira vez a temporada do espetáculo “Banho de Sol”, que acontece desde a última sexta-feira (17). O último dia de apresentação será neste domingo (19), às 18h, na Casa da Ribeira. Entrada: R$30 (inteira), no Outgo.
Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News
A peça é fruto do projeto “A arte como possibilidade de liberdade”, composto por aulas de teatro realizadas em um complexo penitenciário feminino durante um ano. Um texto sobre o poder humanizador da arte.
A obra retrata os encontros de quatro professoras de teatro que frequentavam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol ao longo de um ano. A peça aborda preconceitos, julgamentos, a crise do sistema prisional, o poder humanizador da arte, o afeto, a opressão, o abandono das mulheres em privação de liberdade, entre outros temas, a partir das memórias das professoras que foram de encontro a essa realidade.
Segundo Talita Braga, atriz e fundadora da Zula, a ideia inicial era apenas fazer com que essas mulheres vivenciassem uma experiência artística. “Mas a realidade vivenciada por nós foi tão intensa que nos provocou a criar uma obra para que esta vivência pudesse fazer ecoar as vozes destas mulheres em situação de cárcere”, disse. Ela dividie o palco com Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer e Mariana Maioline.