A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte promoveu a tradicional solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, no início da tarde deste domingo (19).
Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News
Comemorada desde a Proclamação da República em 1889, todas as unidades militares do Brasil realizam anualmente, no dia 19 de novembro, às 12 horas (horário de Brasília), uma solenidade para a substituição da Bandeira Nacional, remontando a história quando houve a permuta da bandeira imperial por uma bandeira republicana, o que representou as mudanças passadas pelo País naquele momento.
Durante a solenidade, conforme tradição, a Polícia Militar providenciou a incineração das bandeiras inservíveis entregues por instituições públicas e privadas, tendo sido efetuada pela Praça mais antiga do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar.
Na Ordem do Dia do Comandante do Exército Brasileiro, lida pelo Major PM Carlos Bezerra, destacou que “A Bandeira não se gasta, não esmaece e nem se finda. Transfigura-se no fogo e incorpora-se à nova flâmula hasteada pontualmente ao meio-dia. Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas. ”
