Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Grupo de 1% mais rico emite igual quantidade de CO2 de 66% dos pobres

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

As emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa, da parcela 1% mais rica da população mundial (77 milhões de pessoas) representou 16% do total de emissões do planeta em 2019. Isso equivale à mesma quantidade emitida por 66% da população pobre global, que somam cerca de 5 bilhões de pessoas.

Os dados são do relatório Igualdade Climática: Um Planeta para os 99%, que será lançado nesta segunda-feira (20) pela organização não governamental Oxfam, que atua contra pobreza, desigualdades e injustiça. A entidade internacional aponta que os mais ricos são os principais investidores em indústrias poluentes e estilos de vida que resultam em grandes emissões de CO2, impulsionando o aquecimento global.

Estima-se que somente as emissões dessa parcela, em 2019, serão suficientes para causar mortes de 1,3 milhão pessoas relacionadas ao calor de 2020 a 2100.

“É inaceitável que o 1% mais rico continue liderando o mundo ladeira abaixo para um colapso planetário. E quem vem sofrendo o impacto dos danos dessa viagem é a maioria da população. São bilhões de pessoas impactadas por enchentes, secas, perdas de território, aquecimento e baixa de temperatura desproporcional, problemas de saúde e pobreza”, diz Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil, em nota da organização.

Para a entidade, a luta para acabar com a era dos combustíveis fósseis se torna inviável enquanto houver riqueza extrema no mundo e os governos não cumprirem os compromissos por uma sociedade sustentável.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O relatório foi elaborado com dados do Stockholm Environment Institute (Instituto Ambiental de Estocolmo) e avalia as estatísticas nacionais de emissões de consumo de 196 países, entre 1990 e 2019, do Global Carbon Atlas (Atlas Global de Carbono), que cobre quase 99% das emissões globais. Os dados de renda nacional e os números populacionais foram obtidos do Penn World Table (PWT) e do Banco Mundial.

ABr

Notícias relacionadas

Cidades

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou nesta terça-feira (26) um hotel, situado no bairro de Ponta Negra, em Natal, que fazia...

Cidades

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação destinada a bares e restaurantes localizados nas praias de Pirangi e Cotovelo,...

Tecnologia

O impacto dos combustíveis fósseis na mobilidade urbana é um problema bastante discutido no setor automobilístico. Neste sentido, já foram pensadas diversas soluções, de...

Internacional

Um estudo publicado na renomada revista Nature nesta quarta-feira (4) revelou que a Índia é atualmente o maior poluidor de plástico no mundo. O...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO