Um avião modelo ATR 72-600 assustou os passageiros nesta quarta-feira (22) ao sofrer um tail-strike, quando a extremidade traseira da aeronave atinge a pista de pousos e decolagens (veja o vídeo abaixo). O avião, da Azul Linhas Aéreas, chegava ao Recife por volta das 9h46 após decolar do Aeroporto Internacional de Aracaju.
A ocorrência de um tail-strike se deve à inclinação excessiva do nariz da aeronave, tanto na decolagem quanto no pouso. O incidente geralmente não causa incidentes graves, mas é necessária uma perícia para avaliar os danos.
O avião pode inclinar-se excessivamente para cima por várias razões. Isso pode acontecer devido a uma configuração inadequada da aeronave, à aplicação rápida do manche (o que levanta o nariz e pode resultar na cauda batendo no solo), a rajadas de vento e outros fatores.
Vale ressaltar quenão é normal que isso ocorra, e o tail-strike é visto com mais frequência em aviões mais compridos. A reportagem entrou em contato com a Azul, que, por meio de nota disse o seguinte:
“A Azul informa que, durante o pouso do voo AD2737 (Aracaju-Recife), a parte traseira da aeronave teve contato com a pista. A empresa ressalta que a parada do equipamento ocorreu normalmente e, que em seguida, todos os Clientes desembarcaram em total segurança e sem qualquer tipo de intercorrência.”
TV Jornal