Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Veto à desoneração coloca milhões de empregos em risco, dizem centrais sindicais

Foto: Divulgação

O veto do presidente Lula à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia dividiu reações entre as principais centrais sindicais do país. A Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) dizem “lamentar” a decisão do governo federal.”A decisão se deu sem debate com o movimento sindical, sobretudo dos setores mais afetados”, dizem as centrais. Veja íntegra da postagem conjunta das entidades no X (antigo Twitter):

Não há até o momento estimativa unificada quanto ao número de eventuais perdas de postos de trabalho. Os setores apontam projeções que falam em milhares de posições que passam a correr risco. Só o Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing) avalia que 1 milhão e 400 mil empregos ficam vulneráveis com o fim da medida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Debate

Já a Central Unica dos Trabalhadores (CUT), historicamente ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), considera que o veto de Lula ao PL permite a abertura da discussão sobre o tema. Confira postagem da central nas redes sociais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Linha do tempo

A desoneração da folha de pagamento foi

A proposta aprovada pelo Congresso definia uma prorrogação de quatro anos para descontos concedidos na folha de contratação de funcionários em 17 setores da economia.

Setores afetados

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estimativa de representantes dos setores beneficiados que fazem parte do Movimento Desonera Brasil estima que a desoneração afeta 8,9 milhões de empregos formais diretos, além de outros ligados à produção dessas empresas.

Entre eles estão os setores de calçados, confecção e vestuário, têxtil, call center, construção civil, proteína animal, couro, comunicação, construção e obras de infraestrutura, tecnologia da informação, tecnologia da comunicação, transporte rodoviário de cargas, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo, máquinas e equipamentos, fabricação de veículos e carrocerias e projetos de circuito integrado.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A taxa de desocupação referente ao trimestre finalizado em janeiro de 2024 foi de 7,6%, o que representa o patamar mais baixo para este...

Emprego

O trimestre encerrado em janeiro de 2024 mostrou uma geração de 335 mil vagas com carteira assinada no setor privado em relação ao trimestre...

Cidades

A indústria de alimentos no Brasil abriu 70 mil novos postos de trabalho diretos e formais em 2023, de acordo com a Associação Brasileira...

Emprego

A Randstad Brasil, empresa de Recrutamento e Seleção, abriu 1.300 vagas de emprego temporárias para o Mercado Livre, líder em e-commerce na América Latina. As oportunidades são para representantes de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO