Incentivar a doação de sangue voluntária, captar mais doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. Esses são alguns dos objetivos do aplicativo Hemovida, lançado pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 27 de novembro, por meio do Ministério da Saúde. O aplicativo está integrado ao ConecteSUS e permite ao cidadão localizar facilmente a rede de saúde mais próxima, baixar a carteira do doador, entre outras funcionalidades.
O anúncio do aplicativo foi feito no Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro, pelo Ministério da Saúde e está disponível para download nas principais lojas de aplicativos (Android e iOS). Com a ferramenta, é possível verificar o histórico completo de doações, baixar a carteira do doador, onde constam tipo sanguíneo e data da última doação, além da fácil localização da rede de saúde mais próxima.
Para se cadastrar no ConecteSUS Cidadão, é necessário efetuar o download do aplicativo nas lojas Android ou iOS, ou por meio do site do ConecteSus. O login no app é feito pelo acesso único do Governo Federal (gov.br). Segundo o Ministério da Saúde, a plataforma tem potencial de ser uma ponte entre os hemocentros da rede pública e possíveis doadores, além de desempenhar um papel importante na disseminação de informações sobre a doação de sangue e campanhas em andamento.