Com a aproximação do final do ano, o setor de bares e restaurantes espera um cenário positivo nas vendas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa para o setor é de alta de 7% no faturamento em relação ao mesmo período no ano passado, sobretudo devido às festas de confraternização de empresas.
No Centro-Oeste do país o aumento da demanda já é observado. Danillo Ramos, proprietário do Piry Cozinha Nordestina, em Goiânia (GO), conta que a procura por reservas acontece desde novembro, em especial para preços promocionais de happy hour. O cenário em São Paulo (SP) é semelhante, com movimento maior do que o registrado em 2022.
Com maior demanda, a Abrasel estima que 35% dos empreendedores de bares e restaurantes pretendem contratar funcionários até o final do ano. A intenção de abrir novas vagas só não é maior devido ao desempenho financeiro dos estabelecimentos, que, sem contar os empréstimos, acumulam débitos relacionados a impostos federais e encargos trabalhistas.
“Nossa expectativa é que o final do ano, com festas e confraternizações, ajude a melhorar esta situação”, disse Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. “Vale pontuar que, apesar das dívidas e das dificuldades, a ampla maioria dos estabelecimentos irá pagar o décimo-terceiro em dia”, acrescentou.
