Os beneficiários que apresentarem inconsistência de dados do CPF e no Cadastro Único (CadÚnico), terão o pagamento do Bolsa Família bloqueado a partir de janeiro de 2024, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A iniciativa é parte de um esforço de aprimoramento na gestão do programa.
Os usuários que recebem o auxílio podem tirar dúvidas sobre a situação do CPF e Bolsa Família por meio do Disque Social (121). Caso a status cadastral do beneficiário seja regularizada em até seis meses, o pagamento será retomado. Do contrário, será cancelado.
Se o cadastro for regularizado em até seis meses, o beneficiário voltará a receber o Bolsa Família.
O QUE PODE FAZER O BOLSA FAMÍLIA SER CANCELADO?
Também há outras coisas que podem fazer com que o beneficiário tenha o pagamento do Bolsa Família suspenso, como inconsistências na documentação de qualquer integrante da família; cancelamento do CPF junto à Receita Federal ou discrepâncias de titularidade no CadÚnico.
COMO REGULARIZAR CPF NO CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA?
É possível regularizar o cadastro do Bolsa Família regularizando os dados do CPF na Receita Federal. Para isso, acesse o site do órgão, clique em “Meu CPF” e escolha o item “Atualizar CPF”. Depois clique em “Etapas para realização deste serviço”.
Em caso de CPF suspenso, é possível regularizar na parte de “Pedido de Regularização de CPF” do Site da Receita ou ir pessoalmente uma unidade do órgão.
Com informações do TV Jornal