O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet , toma posse nesta segunda-feira (18), em cerimônia na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Segundo o Planalto, o evento, que começa às 10h, deve contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades dos Três Poderes.
Gonet teve a indicação aprovada no Senado na última quarta-feira (13), sendo oficializado por Lula dois dias depois, na 6ª feira (15.dez). O mandato do procurador-geral da República é de dois anos, sendo permitida a recondução. Ao tomar posse, Gonet também assume a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB. Ele ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e desde 2012 ocupa o cargo de subprocurador-geral da República, último nível da carreira.
Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos e é autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).