Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Produção de veículos cresce em 2023, mas exportações de caminhões e ônibus sofrem queda

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta quarta-feira (10), os resultados anuais da indústria automotiva brasileira referentes a 2023. De acordo com os dados apresentados, a produção de veículos registrou um aumento de 1,3% em 2023, atingindo 2,20 milhões de unidades, em comparação com os 2,37 milhões produzidos no ano anterior. No entanto, a Anfavea alertou que esse crescimento poderia ter sido mais expressivo não fosse a queda de 16% nas exportações e o aumento de 29% nas importações.

A produção de caminhões e ônibus teve uma queda de 37,5%. Essa redução foi atribuída aos custos mais elevados associados às novas tecnologias de controle de emissões, implementadas para atender à etapa P8 do Proconve, vigente desde janeiro de 2023.

Por outro lado, as vendas de veículos novos apresentaram um aumento notável de 11,2%, totalizando 2,18 milhões de unidades emplacadas em comparação com 2,10 milhões no ano anterior. Incluindo caminhões e ônibus, os emplacamentos de autoveículos atingiram 2.309 mil unidades, representando um crescimento de 9,7% em relação a 2022.

+Leia mais notícias no Ponta Negra News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Anfavea destacou que a média diária de emplacamentos teve um crescimento consistente ao longo de 2023, atingindo o melhor resultado dos últimos quatro anos em dezembro, com 12,4 mil unidades por dia. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelas locadoras, que adquiriram 75 mil unidades, 30 mil a mais que a média do ano anterior.

As exportações sofreram uma queda de 16%, totalizando 403,9 mil unidades vendidas no exterior durante o ano. A diminuição foi influenciada por uma redução nas vendas para países como Argentina (-16%), Chile (-57%) e Colômbia (-53%).

Para 2024, a Anfavea estima um crescimento de 6,1% nas vendas (2.45 milhões de unidades), 6,2% na produção (2.47 milhões) e um aumento modesto de 0,7% nas exportações (407 mil unidades). O presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, expressou otimismo em relação ao próximo ano, destacando a expectativa de crescimento no mercado interno e na produção, além da implementação do Programa Mover, instituído pela Medida Provisória nº 1.205, que visa modernizar a política industrial do setor automotivo brasileiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Um avião monomotor caiu na manhã deste domingo (28) no bairro Monjolinho cidade de Itapeva, sul de Minas Gerais, a 458 km de Belo Horizonte. Segundo...

Internacional

Um avião militar russo que levava 74 pessoas, sendo 65 prisioneiros de guerra ucranianos caiu, na manhã desta quarta-feira (24), na região de Belgorod,...

Brasil

Uma mulher de 49 anos morreu após cair de uma roda gigante de um restaurante da zona rural de Barbacena, na Região Central de...

Esportes

Há cerca de uma semana, vem circulando nas redes sociais uma polêmica em torno do acidente aéreo da Chapecoense, ocorrido em 29 de novembro...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO