Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Acne: pesquisadores desenvolvem tratamento que modifica bactéria que causa espinhas

Uma pesquisa liderada pelo Laboratório de Biologia Sintética Translacional do Departamento de Medicina e Ciências da Vida ​​da Universidade Pompeu Fabra, na Espanha, conseguiu desenvolver um novo tratamento para acne, com o uso de uma bactéria modificada, que consegue secretar uma molécula terapêutica para atuar contra as temidas espinhas. Os resultados do estudo foram publicados na terça-feira (9), na revista Nature Biotechnology.

A equipe de pesquisa conseguiu modificar a Cutibacterium acnes, principal microorganismo envolvido na formação das espinhas. A bactéria vive nas profundezas dos folículos capilares e se alimenta do sebo produzido pelo organismo. Até agora, ela era considerada intratável.

“Desenvolvemos uma terapia tópica com abordagem direcionada, usando o que a natureza já possui. Projetamos uma bactéria que vive na pele e a fizemos produzir o que nossa pele precisa”, disse Nastassia Knödlseder, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Tratamento pode ser alternativa no combate à acne | Pexels
Tratamento pode ser alternativa no combate à acne | Pexels

Os pesquisadores conseguiram fazê-la produzir uma proteína chamada NGAL. Ela é conhecida por ser liberada pela isotretinoína, medicamento famoso no tratamento para acne severa e que induz a morte das células epiteliais da pele que produzem sebo.

O teste foi realizado em camundongos, único animal capaz de testar bactérias modificadas até o momento, e foi um sucesso. Agora, eles tentam criar um modelo alternativo, em 3D, que represente melhor a pele humana, já que a pele de ratos não é comparável.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O interesse em tratamentos para acne, no mundo todo, é constante. Segundo o Google Trends, desde o início da série história – em 2004 – até o presente, o período que mais concentrou buscas sobre o assunto “espinhas” foi em fevereiro de 2021. O motivo? O auge da pandemia de covid-19, quando o uso de máscaras e até mesmo o efeito colateral do vírus afetou a pele de muitas pessoas.

Interesse de busca por espinhas no mundo desde o inicio da série histórica
Interesse de busca por espinhas no mundo desde o inicio da série histórica

 

 

Notícias relacionadas

Internacional

A Nasa descobriu um planeta semelhante à Terra e a 40 anos-luz de distância. Chamado de Gliese 12 b, o planeta tem tamanho entre...

Saúde

O Instituto Butantan e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein identificaram uma molécula com potencial para tratamento do câncer, proveniente de um processo inovador e extraída...

Saúde

Cientistas descobriram que o Alzheimer é capaz de reconstruir as sinapses, conexões entre os neurônios que permitem a formação e a recuperação da memória....

Cidades

Cientistas europeus estimam que, nos próximos meses, a temperatura global deve ultrapassar o limite de 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais, estipulado pelo Acordo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO