Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Enem 2023: notas estão disponíveis. Veja como consultar

Foto: Divulgação

O resultado oficial com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) estão disponíveis. Através do site, os candidatos vão  saber quanto tiraram na redação e nas quatro provas objetivas. Mais de 3,9 milhões de inscritos fizeram o Enem nos dias 5 e 12 de dezembro de 2023.

Leia também:

Alunos do IFRN se destacam no Enem 2023: três estudantes alcançam nota máxima na redação

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. Lá, o estudante vai encontrar as notas que obteve nas provas de linguagem e códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e na redação. Com essas notas, ele poderá participar de processos seletivos para vagas em universidades no Brasil e em Portugal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 vai selecionar os candidatos do Enem para 264.360 vagas em 127 universidades em todo o país, sendo 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição. As inscrições para o Sisu começam no dia 22. A Universidade de São Paulo (USP) também promove um processo seletivo para candidatos do Enem. Quem fez o Enem como “treineiro” só irá receber o resultado em março.

Como é a correção
A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do Cartão-Resposta que utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI utiliza um conjunto de modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens. Com esse modelo, a natureza específica de cada questão é considerada no cálculo, para que se possa diferenciar alunos com a mesma quantidade de acertos. Segundo o Inep, certas questões são acertadas consistentemente apenas por participantes com elevada habilidade, enquanto outras são frequentemente acertadas pela maioria. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distinta, dependendo de quais itens estão certos e errados, e podem ter notas diferentes.

Como é a nota da redação
O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O espelho das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. A cada 50 redações, o corretor recebe duas já avaliadas por uma equipe de especialistas, usadas para analisar o desempenho do corretor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.

Veja as cinco competências avaliadas na hora da correção da redação:
Domínio da escrita formal;
Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação será zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem haver pelo menos oito linhas de produção própria do participante.

Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu. Os resultados podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A atividade do setor de serviços no Brasil apresentou recuo 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal...

Cidades

O projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio...

Cidades

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), afirmou que a partir de 25 de abril, os 2,144 milhões de...

Cidades

Um estudo brasileiro, realizado pela Unb (Universidade de Brasília) e publicado pela revista científica International Journal Mental Health and Addiction, aponta que o tratamento de usuários de crack com canabidiol apresenta melhores...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO