Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Enem 2023: notas estão disponíveis. Veja como consultar

Foto: Divulgação

O resultado oficial com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) estão disponíveis. Através do site, os candidatos vão  saber quanto tiraram na redação e nas quatro provas objetivas. Mais de 3,9 milhões de inscritos fizeram o Enem nos dias 5 e 12 de dezembro de 2023.

Leia também:

Alunos do IFRN se destacam no Enem 2023: três estudantes alcançam nota máxima na redação

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. Lá, o estudante vai encontrar as notas que obteve nas provas de linguagem e códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e na redação. Com essas notas, ele poderá participar de processos seletivos para vagas em universidades no Brasil e em Portugal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 vai selecionar os candidatos do Enem para 264.360 vagas em 127 universidades em todo o país, sendo 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição. As inscrições para o Sisu começam no dia 22. A Universidade de São Paulo (USP) também promove um processo seletivo para candidatos do Enem. Quem fez o Enem como “treineiro” só irá receber o resultado em março.

Como é a correção
A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do Cartão-Resposta que utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI utiliza um conjunto de modelos matemáticos para representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens. Com esse modelo, a natureza específica de cada questão é considerada no cálculo, para que se possa diferenciar alunos com a mesma quantidade de acertos. Segundo o Inep, certas questões são acertadas consistentemente apenas por participantes com elevada habilidade, enquanto outras são frequentemente acertadas pela maioria. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distinta, dependendo de quais itens estão certos e errados, e podem ter notas diferentes.

Como é a nota da redação
O tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O espelho das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. A cada 50 redações, o corretor recebe duas já avaliadas por uma equipe de especialistas, usadas para analisar o desempenho do corretor.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.

Veja as cinco competências avaliadas na hora da correção da redação:
Domínio da escrita formal;
Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação será zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem haver pelo menos oito linhas de produção própria do participante.

Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu. Os resultados podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Educação

Os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024 têm até essa sexta-feira (26) para realizar a...

Brasil

Com R$ 208,8 bilhões, a arrecadação do governo federal bateu recorde para o mês de junho desde o início da série histórica, iniciada em 1995. O valor...

Educação

A 5ª edição do maior Congresso Educacional do Norte-Nordeste, Expoeduc, começa nesta quinta-feira (25) e vai até sábado (27), no Centro de Convenções de...

Cidades

Após semanas de calor intenso, as temperaturas estão prestes a cair em grande parte do Brasil com a chegada de uma forte frente fria...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO