Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Audiências de custódia relacionadas à violência doméstica crescem 75% no RN

Foto: Ilustração

O Rio Grande do Norte registrou aumento de 75% no número de audiências de custódia relacionadas à violência doméstica em 2023. Os dados são da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CE-Mulher, do TJRN.

Segundo os dados do projeto denominado de ‘CE-Mulher na Custódia’, a DEAM da zona Norte foi a que registrou mais casos, com 323 atendimentos, seguida pela unidade da zona Sul, com 223, e, depois de Natal, Parnamirim foi o município com maior registro de violência de gênero, 90 em 2023. Cidades como Tangará, João Câmara e São Bento do Norte não tiveram registros.

+Leia as últimas notícias no Ponta Negra News

Conforme o juiz coordenador da CE-Mulher, Fábio Ataíde, os números são o resultado de uma ação do judiciário, cujo objetivo é atender a mulher vítima de violência doméstica, em procedimentos, por meio dos quais os agressores são levados à audiência de custódia e, já na porta da unidade, a equipe multidisciplinar da Coordenadoria realiza um contato com as vítimas, a fim de antecipar as medidas que precisam ser adotadas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Esse projeto é fundamental, porque quando se trata de prevenção ao ‘feminicídio’ é essencial que o atendimento aconteça o mais rápido possível”, alerta o juiz, ao ressaltar que, tradicionalmente, o judiciário já prestava o atendimento às vítimas, mas só ocorria quando o caso chegava no gabinete de um juiz.

“Essa perspectiva mais tardia tem sido alterada, mudada. Quando se trata de violência de gênero, violência doméstica, essa política tem sofrido transformações e o ideal é que essa etapa já ocorra na audiência de custódia”, reforça Fábio Ataíde, cujo fluxo é reforçado pela secretária executiva da CE-Mulher, Patrícia Cabral, que ressalta que os casos também aumentaram diante da criação de outras delegacias da Mulher, as DEAM’s.

“São Gonçalo e Macaíba registraram um aumento devido à implantação das DEAM’s em ambas as cidades e também pela criação das chamadas ‘Salas Lilás’, que são de uso exclusivo para atendimento especializado e humanizado às mulheres, crianças e adolescentes, vítimas de violência física, sexual ou emocional”, completa a servidora.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O ex-deputado Rafael Motta anunciou, em post no Instagram, que recebeu alta hospitalar na tarde desta sexta-feira (12), após passar por internação e procedimentos...

Justiça

Projetos para a criação de grupos reflexivos para homens agressores estão sendo recomendados pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) como medida...

Polícia

A Polícia Civil investiga um grupo criminoso que aplicava golpes na internet por meio da venda de diplomas falsos e cursos inexistentes. As vítimas...

Polícia

Dois crimes de feminicídio aconteceram em menos de 24 horas em diferentes cidades do Rio Grande do Norte, neste final de semana, revelando a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO