Brasil

Brasil registra quase 2 milhões de lojas online em 2023, diz pesquisa

O Brasil registrou mais de 1,9 milhão de lojas virtuais e cresceu 17%, no ano de 2023 em relação a 2022. Essa é a conclusão da pesquisa anual realizada pela plataforma de dados BigDataCorp, que analisou mais de 23 milhões de sites brasileiros.

O estudo identificou que, a cada ano, os proprietários de lojas digitais vêm se mostrando menos presentes no ambiente físico. Em 2022, 19% dos e-commerces tinham pelo menos um estabelecimento comercial. No último ano, esse percentual reduziu para 16,5%.

Por outro lado, a presença de conteúdos e produtos das lojas online em pelo menos um espaço de comércio saltou de 14,8% para 23,8%, no mesmo período.

Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, esse crescimento demonstra o destaque que os pequenos negócios estão ganhando. “Esse aumento reflete a resiliência e adaptação do setor em um contexto pós-pandemia. Interessantemente, pequenos negócios estão ganhando destaque, o que mostra uma democratização do e-commerce. A queda na integração com lojas físicas e o aumento significativo em espaços de comércio realçam a eficácia do comércio eletrônico”, afirma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Produto caro, fica difícil

De acordo com a pesquisa, os itens e serviços oferecidos com valores acima de R$ 1 mil tiveram queda acentuada de 20,5% para 15%. Como opção, 68,4% das lojas virtuais tem uma variedade de até 10 produtos para os consumidores.

Perfil das empresas

Os donos das lojas digitais que trabalham sozinhos representam 45,7% de todos os negócios, agrupando diferentes funções para manter o empreendimento na ativa. O estudo apontou que 73,5% dos e-commerces são familiares e que 86% deles têm menos de dez funcionários.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quase 75,6% das lojas online contam com mídias sociais para alavancar a empresa e o que vem ganhando espaço é a adesão do TikTok para publicidade. Em 2021, somente 1,2% das lojas utilizavam a rede. Hoje, a rede está presente em mais de 14% dos sites.

O Facebook continua como a plataforma mais utilizada para quase 82% do e-commerce.

Já na relação com o cliente, 15% já passaram pela experiência de ser processado por uma falha no atendimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

Rafael Matos e Marcelo Melo conquistaram, neste domingo (6), uma importante vitória que garantiu a vaga do Brasil em Wimbledon quartas de final nas...

Esportes

A seleção brasileira brilhou neste domingo (6) durante a etapa de Astana da Copa do Mundo de boxe, no Cazaquistão. Os pugilistas do país...

Brasil

Nos últimos 25 anos, o preço da energia elétrica aumentou quase 1.300% no Brasil, isto é, mais de 14 vezes, de acordo com levantamento...

Esportes

Alison dos Santos brilhou novamente no Hayward Field, nos Estados Unidos, e venceu sua primeira etapa na temporada 2025 da Diamond League. O brasileiro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile