O Rio Grande do Sul confirmou na quinta-feira (26) o primeiro no Brasil desde junho de 2022. O Paciente é um menino de 3 anos que chegou do Paquistão em dezembro de 2023 e não tinha sido vacinado.
O diagnóstico foi confirmado na quinta com exames do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) do Rio Grande do Sul e da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A criança está bem e familiares não têm sintomas, disse o governo do estado em nota. O município de Rio Grande (313 km de Porto Alegre) está monitorando os atendimentos hospitalares e disse não ter encontrado nenhum caso suspeito.
A secretaria estadual de Saúde destacou que é um caso importado, sem cadeia de transmissão associada, e ressaltou a importância da vacinação.
Há duas vacinas para proteção contra o sarampo: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ambas estão disponíveis no serviço público para todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade.
Este é o primeiro caso confirmado de sarampo no Brasil desde junho de 2022. A última ocorrência tinha sido naquele mês no Amapá. No ano passado, o Brasil saiu da condição de país endêmico para a doença.