Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Chuvas no RN

Granizo e trovoadas surpreendem no interior do RN. Confira previsão para a semana

 

Uma noite intensa de chuvas com trovoadas no litoral sul e de granizo no interior surpreendeu os moradores do Rio Grande do Norte nas últimas 24 horas. A atuação do fenômeno meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na região nordeste foi o principal responsável por esse evento climático peculiar.

No Vale do Açu, município de Jucurutu, e no Médio Oeste Potiguar, em Almino Afonso, a população foi surpreendida por chuvas de granizo, um fenômeno raro para a região. O meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), explicou que a atuação do VCAN, aliada ao aquecimento das águas do oceano Atlântico, com temperaturas superiores a 28°C, criou condições propícias para a formação de nuvens do tipo Cumulus Nimbus, responsáveis pelas chuvas de granizo.

“Essas nuvens Cumulus Nimbus atingiram uma altura de até 12 km, forçando as gotículas em seu interior a ultrapassarem o nível de congelamento e se transformarem em gelo, precipitando em seguida”, detalhou Bristot.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Sistema de Monitoramento da Emparn prevê a continuidade das chuvas ao longo da semana em todas as regiões do estado devido à persistência do VCAN. As temperaturas variarão entre 22°C e 35°C no litoral, enquanto no interior as mínimas podem atingir 23°C e as máximas 33°C.

Para acompanhar as atualizações climáticas, os cidadãos podem acessar o Sistema de Monitoramento por meio dos seguintes endereços eletrônicos: emparn.rn.gov.br ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

Previsão dia a dia:

  • 30/01/24 – Terça-feira: Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró e Vale do Açu. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
  • 31/01/24 – Quarta-feira: Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.
  • 01/02/24 – Quinta-feira: Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado.
  • 02/02/24 – Sexta-feira: Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões do Vale do Açu, Litoral Potiguar, Seridó Potiguar e Alto Oeste Potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
  • 03/02/24 – Sábado: Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
  • 04/02/24 – Domingo: Céu parcialmente nublado com chuvas nas regiões de Mossoró, Litoral Potiguar, Vale do Açu e Alto Oeste Potiguar. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.

Notícias relacionadas

Cidades

No Rio Grande do Norte choveu 99,5mm em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, até a última segunda-feira (15). Este total representa...

Cidades

A Prefeitura de Tibau declarou oficialmente estado de emergência na segunda-feira (15) diante dos prejuízos ocasionados pelas recentes chuvas e alagamentos. Em nota, a...

Cidades

Natal está oferecendo exames de mamografia de forma itinerante, realizado pelo Grupo Reviver, de 15 a 19 de abril. Os serviços de mamografia estão...

Cidades

Um menino de 6 anos, morreu após se engasgar com um pedaço de carne, na cidade de Areia Branca, litoral da Costa Branca, na...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO