Ricardo Lewandowski tomou posse como novo Ministro da Justiça e Segurança Pública na tarde desta quinta-feira (01). Ele foi empossado no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele assume a vaga de Flávio Dino (PSB-MA), que passará 21 dias no Senado antes de tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF).
No discurso, Lewandowski disse estar “profundamente honrado” em assumir a pasta, e afirmou que atuará com foco na segurança pública e no combate ao crime organizado em atuação conjunta com os estados, que detêm a responsabilidade constitucional de garantir o enfrentamento à violência em seus territórios. Ele também enalteceu a presença de antigos colegas de STF.
Lewandowski afirmou ainda que não existem “soluções fáceis” para enfrentar o crime organizado e rechaçou ideias como o aumento das “já severas” penas do sistema penal brasileiro e o encarceramento em massa.
“Também não adianta supressão do regime prisional dos detentos, que constitui importante instrumento de ressocialização. Isso só aumentaria tensão nos estabelecimentos comerciais e aumentaria número de recrutados em operações criminosas”, disse.