Um golpe com deepfake causou um prejuízo de US$ 25 milhões para uma empresa multinacional de Hong Kong após um funcionário ser enganado por golpistas.
O caso repercutiu internacionalmente e levantou questionamentos sobre o combate a golpes envolvendo deepfakes criadas com ajuda da inteligência artificial (IA).
O funcionário afirmou que foi levado a participar de uma vídeo chamada com o que ele pensava que fossem vários outros membros da equipe, contudo, todos “presentes” eram criações falsas, segundo o relato à polícia de Hong Kong.
De acordo com o superintendente sênior, Barão Chan Shun-ching, o trabalhador desconfiou depois de receber uma mensagem supostamente do diretor financeiro da empresa com sede no Reino Unido.
O homem suspeitou que se tratasse de um e-mail de phishing, pois falava da necessidade da realização de uma transação sigilosa. Contudo, ele deixou de lado as dúvidas após a video chama em que outras pessoas pareciam também participar.
Assim, acreditando na veracidade da chamada, o trabalhador concordou e transferiu um total de 200 milhões de dólares de Hong Kong, equivalente a US$ 25,6 milhões de dólares.
