Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Doença do beijo: o que é e como se proteger no Carnaval

Milhões de foliões já estão nas ruas para o Carnaval e é importante estar atento à saúde, especialmente em relação à mononucleose, conhecida popularmente como a Doença do Beijo, que pode se espalhar facilmente em ambientes de aglomeração, como nos blocos de folia.

A principal forma de transmissão é por meio dos fluidos corporais, especialmente a saliva, ou seja, o beijo.

Tem como se prevenir e evitar problemas após o feriadão? A resposta é sim. Conversamos com o Dr. Fernando de Oliveira, infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do São Luiz Morumbi sobre o assunto e ele deu as dicas.

Caroços e manchas no corpo

Trata-se de uma doença contagiosa, que tem como principal agente causador o vírus Epstein-Barr, e outros como citomegalovírus e toxoplasmose.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Ela ocorre principalmente em adolescentes e adultos jovens, entre 15 e 25 anos. Os sintomas incluem fraqueza, cansaço, febre, dor de garganta, aparecimento de placas na garganta, dores no corpo e dor de cabeça”, explicou Dr. Fernando de Oliveira.

Na fase inicial, os sintomas são semelhantes a várias outras doenças infectocontagiosas. “Mas, o que pode chamar a atenção para a mononucleose é o aparecimento de caroços, principalmente na região do pescoço e manchas no corpo”, complementou o especialista.

Embora a maioria das pessoas se recupere completamente, algumas podem desenvolver complicações mais graves, como inflamação do baço e/ou do fígado, problemas hematológicos e, em casos raros, ruptura do baço, inflamações cardíacas e comprometimento neurológico.

Como diagnosticar

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para fazer o diagnóstico é necessário procurar atendimento médico. Não existe um tratamento específico, os cuidados geralmente incluem repouso, hidratação adequada, analgésicos para alívio da dor e febre, e, em alguns casos, uso de corticoides para reduzir a inflamação.

“É importante seguir as orientações médicas e evitar o contato próximo com outras pessoas para conter a propagação do vírus”, alerta o médico.

Como prevenir a doença do beijo

A principal medida de prevenção da doença do beijo é evitar contato com pessoas contaminadas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como identificar nem sempre é possível, a dica do Dr. Fernando é evitar compartilhar bebidas, alimentos e itens de uso pessoal e manter a higiene das mãos também.

“Outros cuidados gerais com a saúde, como hidratação e alimentação saudável, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e descanso também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e, por consequência, na prevenção de doenças”, enfatiza o infectologista do São Luiz Morumbi, unidade da Rede D’Or localizada na zona Sul da capital paulista.

Atenção às IST

Outra preocupação no período de Carnaval é em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o especialista, a adoção de medidas preventivas é essencial para curtir a folia com segurança, confira:

  • Faça testagem periódica para HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.
  • Tome vacina para hepatites virais.
  • Use preservativo (feminino e masculino).

Há ainda a possibilidade de tratamento preventivo de pré-exposição ao vírus do HIV, mediante orientação médica, combinada com o uso de preservativo.

“Lembre-se de que as estratégias devem ser sempre combinadas, ou seja, nunca utilizar apenas uma destas medidas para prevenção. Caso ocorra alguma exposição de risco, busque atendimento médico em até 72 horas para início do protocolo de prevenção de transmissão do HIV”, orienta Dr. Fernando de Oliveira.

Notícias relacionadas

Saúde

Febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular. Esses são alguns dos sintomas geralmente relatados por pessoas que contraem dengue ou covid-19, segundo o Ministério...

Brasil

Ivete Sangalo foi internada, nesta quinta-feira (22), com um quadro de pneumonia. Em suas redes sociais, a cantora, de 51 anos, tranquilizou seus fãs...

Carnaval

A cidade de Natal acompanhou nesta segunda-feira (19), a aguardada apuração das notas dos desfiles das escolas de samba que tomaram a avenida Duque...

Brasil

 O empresário responsável pelo Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz, faleceu no domingo (18), vítima de uma insuficiência respiratória causada por pneumonite, em São...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO