O Brasil é 12º país com a maior força militar, segundo a Global Fire Power 2024, ranking internacional que classifica o poderio bélico de 145 países. O país recebeu pontuação de 0,1944, onde 0,0000 é considerado a nota perfeita.
Para chegar na conclusão de quais são os países com as maiores potências militares, o ranking avalia pelo menos 50 critérios relacionados a possibilidades de conflito. Alguns são: população, helicópteros, transportes, navios, submarinos, entre outros.
Os cinco países com maior força bélica são:
- Estados Unidos
- Rússia
- China
- Índia
- Coreia do Sul
Em comparação com os 145 países, as melhores colocações do Brasil foram nos critérios aeroporto e hidrovia, ficando em segundo lugar em ambos.
Segundo a pesquisa, os aeroportos auxiliam na saúde econômica de um estado e sua logística geral, tornando-se cruciais durante as operações em tempo de guerra.
Neste quesito, o Brasil, com mais de 4 mil locais de pouso, ficou atrás somente dos Estados Unidos, que possui cerca de 13,5 mil estações de decolagem.
Já na hidrovia, a Global Fire aponta que as vias navegáveis são uma rápida solução quando estradas e trilhos estão interditadas em zonas de conflito.
Com quase 50 mil km de caminhos marítimos, o Brasil perdeu para a Rússia, que tem o dobro
Força aérea
A aeronáutica brasileira com 628 aeronaves de guerra e com pelo menos 72 tipos de ataque e está classificada na posição 17º, como a força aérea mais poderosa do mundo.
As três forças mais potentes são dos Estados Unidos, com 13.209 aeronaves, Rússia, com 4.255, e China, com 3.304.
Força naval
Na posição 23º, a marinha brasileira tem 134 elementos navais de superfície e subaquáticos, sendo porta-aviões, submarinos, porta helicópteros, navios, entre outros. Os russos lideram a lista com 781 componentes marítimos.
Força terrestre
No quesito tanques de guerra, o Brasil está classificado na 32º posição, possuindo 469 tanques, mas só 305 estão em situação de prontidão para uso. Novamente, a Rússia ocupa a primeira posição com 14.777 mil, sendo 10.344 disponíveis para uso.
Além disso, o exército brasileiro conta com 44.044 veículos blindados em sua frota, porém somente 65% desses carros poderiam ser utilizados a qualquer momento. Os americanos lideram o quesito com 360 mil veículos revestidos. Desses, 75% estão prontos para combate.