Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Lewandowski determina nomeação de 80 policiais penais federais após fugas em Mossoró

Foto: Divulgação MJSP

O secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, requisitou, na sexta-feira (16), a nomeação de 80 Policiais Penais Federais, para reforçar o Sistema Prisional Federal. A nomeação vem da determinação do Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski e após a fuga de dois custodiados da Penitenciária Federal em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, na quarta-feira (14).

Em ofício enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Almeida Neto fala sobre a necessidade de enfrentamento a organizações criminosas, que colocam em risco a integridade do sistema prisional brasileiro.

De acordo com o secretário-executivo do MJSP, o reforço de efetivo na Força Penal Nacional (FPN) se faz necessário no contexto de “otimização dos procedimentos e medidas de segurança dentro das Unidades Penitenciárias Federais” para “coibir, de forma efetiva e eficiente, quaisquer tentativas de evasão que possam vir a ser arquitetadas e orquestradas pelos líderes das organizações criminosas”.

No documento, Almeida Neto afirma que o episódio em Mossoró, “mais do que mais do que evidenciar a imperatividade de readequação e modernização dos procedimentos de segurança internos, lança luz sobre a necessidade de se promover a recomposição dos quadros da Secretaria Nacional de Políticas Penais, hoje deficitário”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O secretário-executivo destaca, ainda, a importância de a Força Penal Nacional contar com um efetivo permanente e à disposição do MJSP, para “executar atividades e serviços cruciais para a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro”.

Além disso, ele ressalta o papel da FPN como “instrumento efetivo e necessário para o enfrentamento das organizações criminosas que ainda atuam em solo nacional”.

O secretário-executivo reitera, ainda, as lacunas deixadas no órgão devido a aposentadorias e exonerações. Segundo ele, é “imprescindível” que a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) conte com o efetivo que permita a execução das ações de fomento e apoio às unidades federativas, que devem passar por processos de modernização e aprimoramento de seus sistemas penitenciários. “Especialmente no que concerne à garantia dos direitos humanos dos indivíduos privados de liberdade e seus familiares, servidores e sociedade”, considera.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi demitido no fim da tarde desta sexta-feira (06) após uma reunião do governo no...

Polícia

Pai, mãe e filho, foram presos pela prática do crime de tráfico de drogas no município de Mossoró, Região do Alto Oeste. Segundo as...

Política

Com o voto do ministro Cristiano Zanin, a primeira turma do Superior Tribunal Federal (STF) fechou maioria nesta segunda-feira (2) para referendar a decisão...

Eleições 2024

A Pesquisa do Instituto AGORASEI/TV PONTA NEGRA, divulgada nesta terça-feira (27), revelou o cenário da disputa eleitoral pela prefeitura de Mossoró nas eleições municipais...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO