Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Jornal do Dia 1ª Edição

“Todas as ações estão sendo coordenadas desde o início pelo Ministério da Justiça”, diz secretário da Sesed

Foto: Rafaela Lima

“Todas essas ações estão sendo ordenadas desde o início pelo Ministério da Justiça”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), Coronel Araújo, na tarde quarta-feira (21), em entrevista para a jornalista Micarla de Sousa, no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra (SBT). Na conversa, o secretário falou sobre os investimentos da pasta e ações referentes as buscas dos dois fugitivos do Presídio Federal de Mossoró.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

JD – Ações de apoio do Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública para às forças federais

Coronel Araújo – “Desde o início que tomamos conhecimento da fuga no Presídio de Mossoró começamos a tomar providências. Fizemos contato direto com a professora governadora Fátima Bezerra, informando que o Presídio Federal de Mossoró estava em situação grave. Daí, nós tomamos uma aeronave de imediato, uma aeronave que tem uma maior velocidade, que posou dentro do presídio. Lá embarcou, de imediato, policiais penais federais, que fizeram as primeiras diligências. E, na sequência, policiais militares e policiais civis observaram toda infraestrutura. Daí para uma frente nós fizemos contato com o secretário do Acre e também fizemos contato com o secretário do Rio de Janeiro, porque eles têm vínculo com a organização criminosa de lá. E todas essas providências, integradas com a Polícia Federal do Rio Grande do Sul e com a Secretaria Nacional de Políticas Penais.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

JD – Ceará e Paraíba: auxílio na captura dos fugitivos

Coronel Araújo – “Nós conversamos com o secretário de segurança do Ceará e com o secretário da Paraíba para o caso dessas pessoas atravessarem a divisa do Rio Grande do Norte.”

JD – Força Nacional

Coronel Araújo – “Todos os esforços que fossem estaduais, que fossem federais. Forças municipais, todos esses agentes de segurança pública, trabalhando de forma integrada sobre a coordenação do Ministério da Justiça, sem dúvidas que irá ajudar. Agora, a área do entorno de Mossóró, naquela parte, tem a parte que onde há uma reserva industrial, onde existem cavernas. É um ambiente de difícil acesso, mas todos os homens e mulheres que compõem a segurança pública estadual e nacional estão trabalhando de forma integrada e usando todas as tecnologias que existem no país para localizar. Ou no território potiguar, ou em outro local onde eles possam estar.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

JD – Fuga dos presos de Mossoró

Coronel Araújo – “Já tivemos, inclusive, eventos similares no Brasil e fora do Brasil. Então, nós temos que ter concentração de esforços, soma de esforços, e uma direção única, que é a Secretaria Nacional Penitenciária de Ações Penais. A parte da investigação está a cargo da Polícia Federal aqui do Rio Grande do Norte e a Polícia Penal Federal está fazendo todas as investigações e tomando todas as providências. E estamos fazendo todo esse esforço para receber da força nacional que sem dúvida irá ajudar nas buscas e também na guarda do sistema penitenciário.”

JD – RN com menor taxa de mortes violentas no Brasil em 2023

Coronel Araújo – “No início do governo, em 2019, nós tínhamos uma preocupação em tentar reduzir o MVI, que era o “Mundo Violente Internacional”. O Rio Grande do Norte estava como o número 1 no Brasil com a maior quantidade de homicídios. Nos últimos 5 anos, nós temos, todos os anos, reduzido, cada ano (o índice. E no ano de 2023, graças aos efetivo dos homens e mulheres (no efetivo) abrangemos todo o sistema de segurança da população. Nós fizemos vários investimentos, concursos e chegamos ao patamar de 2023 como número 1 no Brasil na redução da morte violenta intencional. No mês de janeiro nós tivemos redução. No mês de fevereiro continuamos com redução também do MVI no carnaval que foi o maior carnaval que já aconteceu no Rio Grande do Norte em quantidade e movimento de pessoas.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A mobilização geral dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) continua com a suspensão das...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizou um treinamento na manhã desta quarta-feira (17) com cerca de 90 militares de...

Polícia

A namorada do homem baleado em um supermercado do Planalto, na Zona Oeste de Natal, na tarde da segunda-feira (15), contou detalhes do momento...

Polícia

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram pela suspensão das diárias operacionais durante mobilização geral deflagrada nesta segunda-feira (15). Não haverá atividades...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO