Conhecida como Lua de Neve, acontece neste sábado (24), a Lua cheia de fevereiro, “microlua”- a menor de 2024, de acordo com o guia de observação astronômica In-The-Sky.org.
O fenômeno é chamado de “microlua”, porque esta é a vez que a Lua estará mais distante da Terra este ano ao atingir a fase cheia. Enquanto uma Superlua é caracterizada quando ela fica cheia no perigeu (ponto mais próximo do nosso planeta), neste fim de semana ocorre exatamente o oposto: a lua cheia no apogeu (ponto mais longe).
A microlua também será mais fraca do que a Lua geralmente parece, cerca de 30%, de acordo com o EarthSky, permitindo uma visibilidade ligeiramente melhor de objetos celestes próximos, sem a interferência luminosa média.
A Lua esteve em seu auge às 9h30, horário de Brasília, de acordo com o EarthSky, mas para o olho humano, a Lua aparecerá cheia por alguns dias, então o melhor momento para observá-la será nas noites antes e depois de seu pico.
Embora chamada de Lua da neve — um apelido inspirado nas fortes nevascas geralmente vistas em fevereiro em partes dos Estados Unidos, de acordo com o Almanaque dos Fazendeiros —, o globo dourado parecerá quase como qualquer outra lua cheia comum.
Das 12 Luas cheias em 2024, a Lua cheia de fevereiro é a única microlua do ano, enquanto os eventos lunares de setembro e outubro serão considerados superluas, de acordo com o EarthSky.
As definições de superlua podem variar, mas o termo geralmente denota uma lua cheia que está mais próxima da Terra do que o normal e, portanto, parece maior e mais brilhante no céu noturno. Alguns astrônomos dizem que o fenômeno ocorre quando a lua está dentro de 90% do perigeu — sua abordagem mais próxima da Terra na órbita.
Aqui estão as Luas cheias restantes de 2024:
25 de março: Lua do verme
23 de abril: Lua rosa
23 de maio: Lua das flores
21 de junho: Lua de morango
21 de julho: Lua do veado
19 de agosto: Lua do esturjão
17 de setembro: Lua da colheita
17 de outubro: Lua do caçador
15 de novembro: Lua do castor
15 de dezembro: Lua fria