Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mulher S/A

Saiba como identificar o Burnout Materno e o que fazer para aliviar os sintomas

Foto: Kyryl Gorlov – istock

A figura da mãe sempre foi associada à de uma super-heroína, aquela que dá conta de tudo, que tem tudo e mantém todos equilibrados. Diante de tantos afazeres, a mãe cansa, muitas vezes chega à exaustão e, com todo o “romantismo” que a sociedade cria em torno da maternidade, muitas sentem medo de verbalizar essa sobrecarga.

É justamente no silêncio do emocional calado que habita o grande perigo. A psicóloga Marília Frutuoso, explica que é necessário enxergar e tratar os sintomas.

“A maioria de nós, crescemos ouvindo o quanto é legal ser mãe e se romantiza tanto isso, que esquecemos as demais coisas que vem com a função materna, com tudo isso, acaba se tornando difícil verbalizar o cansaço e possivelmente a exaustão, pois é colocado como algo que faz parte, e todos passam por isso. Sim, de fato é esperado que haja muitas mudanças emocionais e cada mamãe vai experienciar isso em intensidades e níveis diferentes, quando alguém fala com as melhores intenções o “aguenta firme, vai passar” a mamãe que esta experienciando um momento desafiador pode começar a se sentir impotente e culpada por estar cansada e começa a achar que é uma mamãe inferior as outras, por isso a importância de falarmos sobre isso, e naturalizar, na verdade, o acolhimento e as discussões a respeito deste assunto”, diz a psicóloga Marília.

Mas o que é o Burnout Materno?

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O burnout materno é um estado de esgotamento físico, mental e emocional que afeta mães que enfrentam uma sobrecarga constante de tarefas e responsabilidades relacionadas à maternidade. A especialista explica que a condição é multifatorial, sendo assim, são vários os fatores que podem desencadear os sintomas.

“Estamos falando de uma série de desafios para quem exerce a função materna, como: privação de sono, desregulações hormonais, ainda tem o processo da amamentação. O autocuidado em alguma medida também é prejudicado. A interrupção da socialização momentânea – a mulher muitas vezes se sente sozinha – com tendência a desenvolver baixo autoestima, irritabilidade e o sentimento de culpa por sentir e vivenciar tudo isso, e se essa mãe não tiver com quem conversar sobre isso, a tendência é que intensifique ainda mais a possibilidade de desencadear o distúrbio”, enfatiza

Como identificar os sintomas?

Os sinais e sintomas podem evoluir para oscilação do humor, estresse prolongado, sentimento intenso de culpa, o corpo já começa a dar sinais como a insônia, enxaqueca, perda do apetite, baixo autoestima, entre outros. Quando esses sinais se tornam cada vez mais evidentes, é importante uma intervenção profissional.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Além do acolhimento da família, é importante que a mulher possa ter apoio para tirar um momento do dia, mesmo que um curto período, só para ela e fazer algo que goste. E isso é tão importante quanto os cuidados com a criança. Ser cuidada para cuidar faz total diferença”, enfatiza a psicóloga.

Quando ignorado, o quadro pode evoluir para um transtorno mais grave como a depressão, além de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), dentre outros. “Sem falar nas consequências que também pode gerar na criança que acaba absorvendo o estresse gerado dessas reações”, esclarece.

“A principal dica para a mamãe é reconhecer estas limitações, validar os sentimentos envolvidos para então aprender a se regular e principalmente se acolher, se não tiver sabendo lidar com tudo isso, porque realmente não é tarefa fácil, tudo bem procurar ajuda profissional, pois é um momento desafiador e é justamente a carga emocional e a desregulação que causa a exaustão mais intensa podendo desenvolver o Bournout”, conclui a psicóloga Marília.

Por Elane Nascimento, do Ponta Negra News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Tudo de Bom

  Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas das mulheres em todos os setores da sociedade, destacando o sucesso de Brenda Justiz, uma...

Cidades

O Home Center Ferreira Costa celebra a Semana da Mulher com eventos especiais. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a loja oferecerá o...

Blogs

Nesta 4ª feira (8), Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar um pacote de ações voltadas para as...

Entretenimento

Estreou no sábado (4) na TV Ponta Negra, o programa “Mulheres Extraordinarias”, um especial em quatro edições que irá contar a história de mulheres...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO