O gasto médio dos turistas durante o período da alta estação no Rio Grande do Norte foi de R$ 405,19 no mês de janeiro, um aumento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 326,50. Os dados são do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio), plataforma desenvolvida por meio de parceria do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com a Fecomércio RN e o Senac.
O perfil, interesses e gastos dos visitantes estão disponíveis ao público para consulta no painel de Perfil do Turista 2024, lançado nesta segunda-feira, 11 de março, no endereço www.sirio.tur.br.
Cerca de 94% dos entrevistados visitaram praias potiguares. Dentre os destinos mais procurados, a Praia de Pipa em Tibau do Sul foi a opção para 60% dos turistas.
Perfil
O turista que visitou o estado na alta temporada possui renda média entre três a cinco salários mínimos (24%). O Nordeste é a região de origem da maior parte dos entrevistados (50%), seguido pelo Sudeste (29%) e Centro- Oeste (10%).
Cerca de 54% dos respondentes visitaram o estado acompanhados do cônjuge, enquanto 38% vieram com outros familiares e 33% trouxeram os filhos. O Sírio também revelou que 45% dos respondentes tem escolaridade de nível superior.
Além das praias (94%) os viajantes que estiveram no estado gastaram parte do seu consumo total em restaurantes (83%), artesanatos (48%) e shoppings (26%).
Avaliação geral
O painel também revela o nível de satisfação do turista que visita o RN. Segundo dados coletados em janeiro, cerca de 60% dos turistas avaliaram a experiência no estado como “ótimo” e “bom”. Dentre os atrativos avaliados na pesquisa, estão hospitalidade (62%), atendimento (56%), atrativos naturais (74%), bares e restaurantes (46%), comércio (49%), dentre outros.