Um avião militar russo caiu nesta terça-feira (12) próximo a Moscou, informou o Ministério da Defesa da Rússia. Segundo a pasta, o acidente aconteceu por volta das 13h (horário local), quando um dos motores da aeronave, um Ilyushin Il-76, pegou fogo durante a decolagem. Havia 15 pessoas a bordo, oito tripulantes e sete passageiros. Ninguém sobreviveu.
A causa do incêndio ainda é desconhecida. Segundo a agência estatal russa Tass, uma comissão das Forças Aeroespaciais Russas voou para Ivanovo para investigar o incidente.
Esse é o segundo acidente envolvendo um avião de carga II-76 desde o início do ano. Em janeiro, um problema técnico em outra aeronave do tipo caiu em Belgorod, matando todos os 74 passageiros, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados por prisioneiros russos.
À época, o Ministério da Defesa russo acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave. A Ucrânia não confirmou nem negou a acusação.
O avião Iyushin II-76 é uma aeronave pesada de transporte militar soviético e russo desenvolvida em 1967 e foi a primeira aeronave militar de transporte com motores turbojato na história da União Soviética. O avião consegue realizar viagens com cargas de 28 a 60 toneladas para uma distância de 3.600-4.200 km.
O acidente acontece no mesmo dia em que diversos ataques ucranianos com drones foram reportados em Belgorod. Segundo o governador da região, Vyacheslav Gladkov, quatro pessoas foram feridas, mas sem gravidade.
