Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

TSE faz mobilização nas redes sociais pelo voto jovem. Saiba como tirar o título de eleitor

A Justiça Eleitoral deu início, nesta segunda-feira (18), à Semana do Jovem Eleitor 2024, uma campanha nas redes sociais para incentivar pessoas de 16 a 18 anos a tirarem o título de eleitor e a participarem das eleições municipais deste ano, que ocorrerão em 6 de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que serão cinco dias de campanha, com o encerramento na sexta-feira (22). Na mobilização, os perfis da Corte e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) conversarão de forma mais direta com as pessoas que já podem participar do pleito pela primeira vez.

“Além da parceria com os TREs, a mobilização contará com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas. Todos trabalharão de forma especial para chamar atenção para o prazo de serviços como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio”, pontua o comunicado.

A partir de 9 de maio, não serão mais permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, para ser preparada a logística de votação das eleições.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O TSE ressalta que as pessoas podem participar da campanha compartilhando os materiais divulgados nas redes, publicando sobre o voto jovem nas plataformas “ou produzindo conteúdos autorais com a identidade visual proposta, usando, por exemplo, o filtro do ‘Festival Primeiro Voto’ (disponível pelo story do Instagram)”.

Ainda segundo a Corte, para conteúdos autorais, “as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político”.

Em janeiro e fevereiro de 2024, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor.

Para tirar o título, uma opção é pelo site do TSE. Após acessar a página inicial, clique na opção “Serviços eleitorais” e, depois, em “Autoatendimento eleitoral”, “Título Eleitoral” e “1. Tire seu título eleitoral”. Na sequência, precisará preencher o cadastro com CPF/nome, data de nascimento e nome da mãe, e fornecer os documentos pedidos. Tudo de forma online.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Após esta etapa, basta acompanhar o status do pedido pelo próprio site em “2. Acompanhe uma solicitação”. Quando o título estiver pronto, estará disponível pelo aplicativo e-Título e valerá como documento oficial para votar. No site, em “9. Imprima seu título eleitoral”, é possível imprimi-lo também.

Outra opção de tirar o título é ir até um cartório eleitoral, levando um documento com foto e um comprovante de residência recente. Em alguns locais, é necessário agendar o atendimento presencial.

No cartório, a pessoa precisará preencher o formulário de alistamento eleitoral. Depois, basta aguardar o título ficar pronto. Mesmo fazendo o pedido de forma presencial, ele ficará disponível no e-Título também.

É possível tirar o título a partir de 15 anos. Porém, para votar, é preciso ter pelo menos 16 anos. Para as pessoas de 16 a 17, o voto é facultativo. Para aquelas de 18 ou mais, é obrigatório.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Direitos Humanos

Mulheres de várias cidades brasileiras vão às ruas neste domingo (7) para denunciar o avanço do feminicídio no Brasil e exigir medidas efetivas de...

Esportes

Neste sábado (6), a Fifa confirmou oficialmente o calendário completo da competição. Desde já, a entidade detalhou horários e locais das partidas, o que...

Economia

O Pix bate recorde registrado na última sexta-feira (5) marcou um novo capítulo no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Desde já, o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO