Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Último dia do verão deve ter calor sufocante e tempestades em quase todo o Brasil

Foto: Reprodução

O último dia do verão será de calor intenso e tempestades em quase todo o Brasil. É o caso de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, que, segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet), podem registrar máximas acima dos 30ºC, mas com alerta de chuva forte nesta terça-feira (19). Outros 10 estados também estão sob alerta de tempestade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A previsão é que o volume total de chuva ultrapasse 100 milímetros nesta semana, especialmente no centro-norte do país, que registra a combinação de calor e alta umidade. Os ventos, por sua vez, podem chegar a até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para evitar acidentes, o Inmet faz as seguintes recomendações:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.A onda de calor deve continuar no Brasil até quarta-feira (20) – início do outono –, com temperaturas acima da média na maioria do país. Posteriormente, na quinta-feira (21), o Brasil receberá uma frente fria, que irá baixar as temperaturas e ocasionar novos temporais em estados das regiões Sul e Sudeste, especialmente entre os dias 22 e 24.

    Veja a previsão para as regiões:

    Região Norte: são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

    Região Nordeste: as chuvas deverão continuar especialmente no norte da região, onde os totais podem ficar em torno de 100 mm. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

    Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ter um pouco mais de regularidade em parte da região durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e em Goiás, os totais de chuva poderão ficar em torno de 70 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em torno de 40 mm.

    Anúncio. Rolar para continuar lendo.

    Região Sudeste: a previsão indica maior total de chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores em torno de 80 mm. Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet.

    Região Sul: terá temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

Fonte: SBT NEWS

Notícias relacionadas

Educação

O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (27), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O processo deve ser feito virtualmente, pela Página do Participante,...

Economia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a liberar a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados. O valor...

Brasil

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia climática de sua história, a preocupação na outra ponta do país é com a...

Cidades

O SBT reafirma seu compromisso com a transparência e o apoio à comunidade do Rio Grande do Sul em um momento de grande necessidade....

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO