A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus.
Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Já no cristianismo, a Páscoa possui um significado diferente da crença judaica, mas, apesar disso, a festa cristã possui uma ligação direta com a dos judeus. Para os cristãos, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.
Nos países onde o Cristianismo é a religião predominante, a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa costumam ser feriados.
Em países da América Latina, como Venezuela, Uruguai e o Brasil, existe a tradição de “malhar” um boneco que representa Judas, apóstolo que traiu Jesus, entre a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. No México, eles costumam queimar figuras de cartolina.
Já nos Estados Unidos, a comemoração não tem nenhum cunho religioso. Diferente do Brasil, onde trocamos ovos de chocolate, os norte-americanos costumam realizar a tradicional caça aos ovos, que podem ser de galinha ou de plástico, sempre muito coloridos.