Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Aumento na demanda causou demora no atendimento, diz SMS sobre confusão em UPA de Natal

Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pacientes reclamando de superlotação e demora em atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança, localizado na Zona Oeste de Natal (RN). Além da confusão com os pacientes, os acompanhantes também relataram a demora registrada na noite de segunda-feira (8). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foi registrado uma demanda maior para atendimentos de casos de urgência e emergência no local, o que acarretou um tempo de espera maior para pacientes que apresentam casos menos classificados como graves.

Leia mais: Pacientes reclamam de superlotação, demora e confusão em UPA de Natal

Leia a nota:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal informa que em relação à procura para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Esperança, nesta segunda-feira (8), foi registrado uma demanda maior para atendimentos de casos de urgência e emergência no local, o que acarretou um tempo de espera maior para pacientes que apresentam casos menos classificados como graves, como síndromes gripais; arboviroses (como dengue, Zika e Chikungunya) e outras patologias não urgentes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em relação ao caso relatado, a paciente aguardava para atendimento, após passar por avaliação de risco da equipe médica, que a classificou na cor verde, para casos com menor gravidade. Depois de um período de espera, a paciente ficou nervosa, se alterou e infelizmente agrediu verbal e fisicamente os profissionais de saúde, alegando que pessoas haviam chegado depois e estavam sendo atendidas antes dela, se referindo a casos para usuários que chegavam apresentando casos mais graves de urgência e emergência (atendimentos prioritários nas unidades). A SMS reforça que já foi atendida a necessidade da paciente durante o atendimento ontem.

A secretaria de saúde lamenta o ocorrido e ressalta que entendemos que a população está bastante fragilizada quando buscam atendimento à saúde, mas que não apoia nenhum ato de violência, principalmente contra profissionais que estão prestando atendimento nos serviços de saúde do município.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

A SMS reforça que o público que deve procura os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são pessoas que apresentem casos como de febre alta acima de 39 °C; fraturas e cortes com pouco sangramento; parada cardíaca; infarto (dor no peito); derrame (AVC); queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; reação alérgica grave; mordida de animais; acidente de carro/moto; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; ferimento por arma de fogo ou objeto cortante; dores fortes no peito; vômito constante, queimaduras e tentativa de suicídio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Usuários que apresentem casos que possam indicar sintomas de arbovirose, como febre, dor no corpo e articulações e manchas vermelhas pelo corpo, por exemplo, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.

A Secretaria de Saúde enfatiza que as unidades que atendem situações de urgência e emergência (como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e pronto-socorro do Hospital dos Pescadores, por exemplo), passam por ciclos de demanda e procura variados por parte dos usuários de saúde, assim como os demais serviços que prestam esse atendimento em todo o país.

O acolhimento nesses serviços preconiza os atendimentos em virtude dos graus de urgência os classificando em cores. Para os casos de emergência e risco de vida (identificados na cor vermelha), e casos urgentes (identificados na cor amarela), os atendimentos são realizados de uma forma mais rápida e têm prioridade nos atendimentos. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receber atendimento. A avaliação da consulta ambulatorial acontecerá por ordem de chegada.

A SMS reforça ainda que essa questão não é uma situação que está proporcionalmente ligada a déficit de recursos humanos na unidade, pois o serviço atua com todo o quadro de funcionários prestando os atendimentos. Salientamos que existe um plano de expansão de recursos humanos ainda este ano para os serviços de urgência e emergência do município de Natal.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, realizou nesta quinta-feira (11) uma visita técnica à UPA Cidade da Esperança, na Zona Oeste da capital. Acompanhado...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga a morte de um homem e de uma mulher ocorrida na noite desta segunda-feira (8),...

Saúde

A UPA Potengi enfrenta uma grave crise no atendimento aos pacientes. A situação preocupa moradores da Zona Norte de Natal, que dependem da unidade...

Polícia

Um homem foi encontrado morto nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20) na zona Oeste de Natal. A vítima, identificada como Antônio Dias...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO