Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Benefícios do limão para saúde: conheça as vantagens de consumir a fruta

Foto: Reprodução/ IStock

Utilizado em diversas receitas, o limão é um dos ingredientes mais versáteis da culinária. No entanto, suas vantagens vão alem do sabor característico da fruta!

Confira a seguir os principais benefícios do limão para saúde e saiba como incorporar o alimento na sua dieta.

1. Melhora a digestão
Composto por uma fibra solúvel, conhecida como pectina, o limão atua na retardação da digestão de açúcares e amidos, o que estimula as enzimas digestivas e a bile, potencializando o desempenho do intestino.

2. Combate as chances de derrames
Os flavonoides presentes no limão podem diminuir o risco de AVC, segundo dados de um estudo realizado com mulheres que consumiam frequentemente frutas cítricas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

3. Melhora a absorção do ferro
Outra substância essencial na composição do limão é a vitamina C, que melhora a absorção de ferro dos alimentos que ingerimos, especialmente vegetais. Dessa forma, a fruta pode ser essencial para combater a anemia derivada da deficiência de ferro.

4. Melhora a imunidade
A vitamina C também atua no aumento da imunidade, fortalecento o organismo contra resfriados e estimulando a produção de glóbulos brancos.

5. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O limão pode auxiliar a evitar o acúmulo de gordura nas artérias, garantindo a elasticidade vascular, o que protege significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

6. Melhora o aspecto da pele
O poder antioxidante da fruta ajuda a neutralizar os radicais livres e combater o envelhecimento precoce. Além disso, é capaz de estimular a produção de colágeno, essencial para manter a elasticidade da pele.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

7. Combate sintomas respiratórios
Consumir limão de maneira regular pode garantir o alívio de sintomas respiratórias, tais como asmas e resfriados. A atuação da vitamina C é crucial nesse aspecto.

8. Estudos sugerem atuação do limão no combate ao câncer
Alguns estudos sugerem a atuação do limão como um ingrediente rico em propriedades anticâncer. No entanto, os testes ainda não foram comprovados em humanos, necessitando de uma avaliação maior pela comunidade científica.

9. Ajuda no processo de emagrecimento
Compostos presentes na fruta podem potencializar a perda de peso, com mais pesquisas sendo necessárias para comprovar o papel em humanos.

Contraindicações e cuidados
Para garantir os benefícios do limão, é preciso consumir de maneira moderada, além de verificar as contraindicações da fruta.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em geral, pessoas que sofrem com gastrite ou refluxo gástrico devem evitar o consumo de limão, devido a presença de ácido no ingrediente. Além disso, também pode ocasionar em dores de cabeça em pessoas com sensibilidade à substância.

A recomendação de cuidados também é válida para a saúde oral, tendo em vista que a acidez da fruta pode danificar o esmalte natural do dente. Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo do limão.

Consumo
Existem diversas formas de incorporar o limão na sua dieta. Uma das mais conhecidas é a limonada, feita tradicionalmente com limão, água e açúcar. Também pode ser misturado em sucos e chás, para potencializar os efeitos da fruta.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas com transmissão ativa do vírus da febre...

Saúde

Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento adequado, a data 26 de abril ficou conhecida...

Saúde

Uma mulher passou por uma cirurgia cesariana em Natal, no Hospital Santa Catarina (Dr. José Pedro Bezerra), na Zona Norte de Natal, no dia...

Saúde

Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte decidiram suspender a greve nesta quinta-feira (25), após 23 dias de paralisação. Em Assembleia no...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO