As autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunami, depois que um vulcão entrou em erupção ao menos cinco vezes na província de Celebes do Norte. O temor é que parte do vulcão, denominado Monte Ruang, desabe no mar e aumente o deslocamento da água – provocando o tsunami –, como aconteceu em 1871.
O Monte Ruang entrou em erupção pela primeira vez na noite de terça-feira (16) e depois outras quatro vezes na quarta-feira. Em meio ao cenário, o nível de alerta para o vulcão foi elevado de três para quatro – o mais alto do sistema nacional. As autoridades também ampliaram uma zona de exclusão ao redor da cratera de 4 km para 6 km.
Segundo a Agência de Mitigação de Desastres, os moradores que tiveram que sair do local serão realocados para Manado, a cidade mais próxima, na ilha de Sulawesi.
Atividades sísmicas são historicamente comuns na Indonésia por diversos motivos, entre os quais um se destaca: a localização geológica. O país está numa área sísmica muito ativa, conhecida como “Anel de Fogo” do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos e erupções vulcânicas do mundo. Japão e Tailândia também compartilham o espaço.