Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Audiência pública em Natal vai debater estratégias para reduzir acidentes de trânsito

Foto: Cedida

A Câmara Municipal de Natal vai promover uma audiência pública na próxima segunda-feira (29), às 14h, com a temática do Maio Amarelo – Paz no Trânsito Começa Por Você. O debate foi proposto pelo vereador Herberth Sena (PV), aproveitando o mês de conscientização quanto aos acidentes no trânsito e após tomar conhecimento da Nota Técnica divulgada pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT).

“São números alarmantes. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, houve um número considerável de acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores, com 11.650 envolvidos. A cada 10 atendimentos por acidentes de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são entre motociclistas”, enumera o vereador.

Herberth Sena lembra que os acidentes no trânsito sobrecarregam os serviços de urgência e emergência, impactando diretamente nos cofres públicos. “Nosso objetivo é sensibilizar os órgãos que tratam dessa temática, nos âmbitos estadual e municipal, a fim de traçar estratégias de ação que promovam, efetivamente, a redução desses tipos de acidentes”, afirma.

Para essa audiência pública, deverão participar representantes do Detran/RN, DNIT, da STTU/Natal, da SESAP, da Secretaria Municipal da Saúde, da PRF, da CPRE/RN e da Polícia Militar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

NÚMEROS

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Detran/RN, de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, foram registrados 9.610 acidentes envolvendo motocicletas, com 11.650 envolvidos. Os maiores registros de acidentes de trânsito são, respectivamente, à tarde (35,4%) e manhã (32%). 75,7% dos envolvidos nos acidentes com motocicletas são do sexo masculino e 21,5% são do sexo feminino. É elevado o número de acidentes com motos, motonetas e ciclomotores com vítimas fatais: 336 em 2020, 322 em 2021 e 325 em 2022.

Levando-se em consideração que o hospital estadual referência em traumas é o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, temos que, em 2022, a média de atendimentos nesta unidade foi de 635 pacientes/mês. Dos 7.622 pacientes atendidos no ano por motivo de acidentes de moto, 2.530 (33,19%) avançaram para o estágio de internação. As faixas etárias com as maiores concentrações de pacientes foram entre 21 e 50 anos, equivalente a 73,23% do total das internações. Com relação aos municípios de origem desses pacientes, a maioria vieram da Grande Natal – Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, macaíba e São José de Mipibu. Juntos, somam aproximadamente 50,64% dos atendimentos de internação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A RN-313 será interditada até a BR-101 para o início da 1ª fase das obras de duplicação da RN-313. A interdição deverá acontecer a...

Política

A Câmara Municipal de Natal encerrou nesta quarta-feira (16) a sessão extraordinária para votação dos projetos que autorizam conceder o Complexo Turístico da Redinha...

Cidades

A avenida Nevaldo Rocha passará por serviços de manutenção e aplicação de asfalto ao longo dos próximos dias. O trabalho é conduzido pela Prefeitura...

Cidades

O pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó, Padre Jerônimo Batista, sofreu um capotamento no final da noite da terça-feira (16) na BR-427, entre...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO