Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Audiência pública em Natal vai debater estratégias para reduzir acidentes de trânsito

Foto: Cedida

A Câmara Municipal de Natal vai promover uma audiência pública na próxima segunda-feira (29), às 14h, com a temática do Maio Amarelo – Paz no Trânsito Começa Por Você. O debate foi proposto pelo vereador Herberth Sena (PV), aproveitando o mês de conscientização quanto aos acidentes no trânsito e após tomar conhecimento da Nota Técnica divulgada pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT).

“São números alarmantes. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, houve um número considerável de acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores, com 11.650 envolvidos. A cada 10 atendimentos por acidentes de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são entre motociclistas”, enumera o vereador.

Herberth Sena lembra que os acidentes no trânsito sobrecarregam os serviços de urgência e emergência, impactando diretamente nos cofres públicos. “Nosso objetivo é sensibilizar os órgãos que tratam dessa temática, nos âmbitos estadual e municipal, a fim de traçar estratégias de ação que promovam, efetivamente, a redução desses tipos de acidentes”, afirma.

Para essa audiência pública, deverão participar representantes do Detran/RN, DNIT, da STTU/Natal, da SESAP, da Secretaria Municipal da Saúde, da PRF, da CPRE/RN e da Polícia Militar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

NÚMEROS

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Detran/RN, de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, foram registrados 9.610 acidentes envolvendo motocicletas, com 11.650 envolvidos. Os maiores registros de acidentes de trânsito são, respectivamente, à tarde (35,4%) e manhã (32%). 75,7% dos envolvidos nos acidentes com motocicletas são do sexo masculino e 21,5% são do sexo feminino. É elevado o número de acidentes com motos, motonetas e ciclomotores com vítimas fatais: 336 em 2020, 322 em 2021 e 325 em 2022.

Levando-se em consideração que o hospital estadual referência em traumas é o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, temos que, em 2022, a média de atendimentos nesta unidade foi de 635 pacientes/mês. Dos 7.622 pacientes atendidos no ano por motivo de acidentes de moto, 2.530 (33,19%) avançaram para o estágio de internação. As faixas etárias com as maiores concentrações de pacientes foram entre 21 e 50 anos, equivalente a 73,23% do total das internações. Com relação aos municípios de origem desses pacientes, a maioria vieram da Grande Natal – Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, macaíba e São José de Mipibu. Juntos, somam aproximadamente 50,64% dos atendimentos de internação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Os vereadores de Natal votaram, em sessão ordinária desta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 551/2022, do vereador Aroldo Alves (União Brasil), que...

Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza na próxima terça-feira (21), a partir das 10h, o leilão de veículos exclusivamente online, pelo...

Cidades

Parte do asfalto cedeu na marginal da BR-101, na altura do Carrefour, em frente à parada de transportes intermunicipais, na Zona Sul de Natal....

Cidades

Há pouco mais de um mês, um adolescente de 16 anos morreu em uma chácara no município de Aragominas, no Tocantins, após ser atingido...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO