Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Semana da Mata Atlântica terá atividades ecológicas no Parque das Dunas em Natal (RN)

Foto: Caroline Macedo/Idema

Começa nesta quinta-feira (23) a Semana da Mata Atlântica com uma série de atividades atividades dedicadas à preservação, valorização e de um dos biomas mais diversos e ameaçados do Brasil. Com tema “Viva o Parque, Salve a Mata”, o evento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) segue até segunda-feira (27) no Parque das Dunas, em Natal (RN).

Durante a semana, visitantes, alunos, pesquisadores, professores e comunidade local poderão participar de trilhas interpretativas, brincadeiras, minicurso de botânica e roteiro pedagógico. Por meio dessas iniciativas, o Parque das Dunas destaca a necessidade da restauração desse bioma. A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional.

“É fundamental que todos compreendam a grande importância da Mata Atlântica para a saúde do nosso planeta e para o bem-estar das gerações futuras. Por meio de eventos como este, buscamos inspirar ações concretas para proteger e restaurar esse precioso bioma”, disse a gestora do Parque das Dunas e presidente da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Mary Sorage.

Confira a programação:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quinta-feira (23)
Como primeira atividade da programação, no dia 23, teremos o “Minicurso da Botânica: técnicas de Coleta, Herborização e Inventário Florístico”, com o botânico Alan Roque. Com aulas teóricas e práticas, o Minicurso iniciará às 8h, no Laboratório de Botânica, no Centro de Pesquisas do Parque das Dunas. Para participar, é necessário inscrição prévia no site do Parque.

Sexta-feira (24)
Nos dias 23 e 24/05, o Parque ofertará a atividade “Roteiros Pedagógicos”, voltada para gestores escolares e professores, e acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Na oportunidade, os grupos terão a oportunidade de conhecer de perto alguns serviços no âmbito da educação ambiental desenvolvidos no Parque das Dunas, como as Salas de Exposição, realizar a Trilha Perobinha, visitar o Viveiro de Mudas e Unidade de Amostra.

Segunda-feira (27)
Para encerrar a Semana, no dia 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, haverá um Plantio de Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, das 9h às 12h, com as equipes que atuam na sede do Idema e do Parque das Dunas.

Dia Nacional da Mata Atlântica

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A data foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Notícias relacionadas

Cultura

Os beatlemaníacos de Natal (RN) vão poder matar um pouco a saudade dos sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos nesse...

Cidades

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informa que o Parque Estadual Dunas do Natal ‘Jornalista Luiz Maria Alves’, em Natal, o...

Entretenimento

Os projetos Bosque Encena e o Som da Mata retornam às suas atividades no Parque das Dunas, em Natal, no próximo domingo (5).  A...

Cidades

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que o Parque das Dunas, em Natal, o Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO