Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Morte por fake news: veja mensagens de vereador orientando criminoso

Foram divulgados neste sábado (25), o histórico de conversas dos envolvidos na morte de Rafael dos Santos Silva, vítima de um atropelamento e espancamento por 7 pessoas por causa de uma notícia falsa, em Suzano, Grande São Paulo.

Marcel da ONG, vereador do município, teria induzido sete homens a cometerem o crime de assassinato após compartilhar diversos vídeos nas redes sociais em que acusava a vítima de ter matado cães a facadas na cidade.

A investigação policial não encontrou provas que apontassem Rafael como autor dos maus-tratos contra os animais. Os sete criminosos foram julgados e presos após lincharem até a morte Rafael. Em março, a Justiça acatou um recurso do Ministério Público para julgar Marcel por homicídio qualificado e incitação ao crime. As mensagens obtidas pela investigação mostram que o vereador sabia da morte e pediu silêncio a um dos autores.

As mensagens

Vereador

Em 16 de fevereiro deste ano, Marcel compareceu ao Setor de Homicídios da Secretaria de Mogi das Cruzes para prestar seu depoimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo o boletim de ocorrência, o vereador afirmou que “não deu a ideia e não pediu para ninguém agredir ou matar Rafael. Somente conhece a pessoa de Fabiano (um dos presos pelo crime) e que não conhece os outros envolvidos na morte de Rafael, que não postou nenhum vídeo em rede social apontando Rafael como sendo o autor das mortes dos cachorros e que não viu e não presenciou nenhum cachorro morto”.

O crime contra a vítima foi cometido na noite do dia 17 de dezembro de 2023.

No dia 15 de dezembro, Marcel enviou uma mensagem para Fabiano pedindo uma foto dos cães mortos e recebeu dele duas imagens de um cachorro assassinado.

Marcel da ONG pede foto de cachorros mortos para Fabiano, segundo investigação policial I Reprodução/Polícia Civil
Marcel da ONG pede foto de cachorros mortos para Fabiano, segundo investigação policial I Reprodução/Polícia Civil

No dia 17 de dezembro, às 19h14, depois do crime, o vereador enviou outra mensagem para Fabiano em que perguntou se “tem vídeo aí do cara (Rafael) esticado no chão?”.

No dia 18 de dezembro, Marcel avisa Fabiano que a vítima das agressões havia morrido. O homem fica preocupado e pergunta ao vereador o que aconteceria. O vereador responde “não dá em nada” e orienta Fabiano: “Caso perguntem, nega até morrer que você não sabe de nada, viu? Nada”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Condenados

No dia 18 de dezembro, após o linchamento de Rafael, Alean de Carvalho Alves, um dos homens que participaram da agressão e foram condenados e presos, fala para o irmão:

Conversa entre Alean, condenado pelo assassinato de Rafael, com o irmão | Reprodução/Polícia Civil
Conversa entre Alean, condenado pelo assassinato de Rafael, com o irmão | Reprodução/Polícia Civil

Em outra conversa, Luan Amaral Luciano, também condenado, manda mensagem para um vizinho afirmando que ele e Toni, outro participante do crime, beberam demais comemorando a morte de Rafael.

Além disso, também foi encontrado no celular de Toni Ramos de Abreu, no dia 10 de dezembro de 2023, um vídeo em que ele afirma que o armamento já foi “testado e aprovado”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Arma que pertence a Toni Ramos, um dos autores do crime, encontrada no celular | Reprodução/Polícia Civil
Arma que pertence a Toni Ramos, um dos autores do crime, encontrada no celular | Reprodução/Polícia Civil

 

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal (PF) realizou nesta segunda-feira (17) a prisão de um cidadão chileno, de 31 anos, na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em...

Polícia

Um homem de 45 anos, condenado pelo crime de homicídio no município de Upanema/RN, foi preso na manhã desta segunda-feira (17), por policiais civis...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal vai realizar nos dias 25 e 26 de junho o segundo leilão de veículos retidos no Rio Grande do Norte....

Polícia

Policiais prenderam em flagrante um homem, de 49 anos, durante uma ação de conscientização realizada no último sábado (15), alusiva ao Dia Mundial de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO