O Mossoró Cidade Junina, que tem a abertura oficial neste sábado, 1 de junho, com o ‘Pingo da Mei Dia’, passará por uma vistoria de segurança nesta sexta-feira (31). Para garantir que os 30 dias de festa na segunda maior cidade potiguar transcorram sem o risco de incidentes nas estruturas que envolvem o megaevento, a Neoenergia Cosern e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) realizarão a vistoria em todo o trecho de cabos e equipamentos elétricos, além dos palcos, camarotes, barracas e estruturas diversas que serão utilizadas por autônomos, produtores, órgãos públicos e agentes de segurança. A vistoria terá início na Avenida Rio Branco, a partir das 9h da sexta-feira (31).
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Segundo informações da Neoenergia Cosern, além dos engenheiros, técnicos e eletricistas, a vistoria contará com o apoio do veículo de termovisão. Ele é dotado de uma tecnologia termográfica que identifica a temperatura de cada objeto na rede elétrica naquele momento. No caso do veículo com a câmera de termovisão, a rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Dentro do veículo, o técnico visualiza tudo com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes.
De acordo com Heulyson Arruda, gerente de fiscalização do CREA-RN, para que eventos como o Mossoró Cidade Junina ocorram, os organizadores precisam requerer vários serviços da engenharia e, todos esses serviços, guardada a proporção de cada festa, precisam de registro junto ao Conselho Regional. Qualquer desses eventos, se detectado durante a fiscalização, a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), seja o proprietário, contratante ou executante do serviço, está passivo de autuação.