Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Vídeo: baleias ficam encalhadas em praia do Litoral Norte Potiguar neste domingo

Foto: Reprodução/ PCCB-UERN/CEMAM

Na manhã deste domingo (2), um grupo de baleias-piloto que estavam na praia de Pititinga, Litoral Norte do Rio Grande do Norte, ficaram encalhadas na enseada. Mas, com a ajuda de pescadores locais e moradores os animais voltaram ao mar.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

“Teve sim (o encalhe das baleias). Ele aconteceu pela manhã por volta das 9h da manhã, porém os animais foram reintroduzidos com vida para a água”, explicou Vinícius Santana, que é biólogo do Grupo cetáceos da costa branca- UERN e centro de estudos e monitoramento ambiental – CEMAM.

Recentemente, equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAN), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) informaram a morte de quatro das 21 baleias-piloto que encalharam em massa na na Praia de Pititinga, munício de Rio do Fogo, Litoral Norte do estado, na manhã de sexta-feira (31). Os pesquisadores explicaram que os animais mortos não possuem marcas de interação humana e que medem cerca de 4 metros de comprimento. De acordo com o CEMAN, um dos animais morreu na tarde de sexta, dois por volta da meia noite e um na manhã deste sábado (1).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O encalhe em massa das baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus) mobilizou a comunidade, autoridades e pesquisadores em uma operação de resgate e investigação das causas do fenômeno. A ocorrência tem sido acompanhado de perto por equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

No sábado (1), os pesquisadores do CEMAM e PCCB-UERN realizam a análise das carcaças dos animais mortos, com o objetivo de coletar amostras biológicas que contribuam para a identificação da causa da morte dos animais.

“A situação está sendo monitorada de perto, e atualizações serão fornecidas à medida que mais informações se tornem disponíveis. Ressalta-se a importância da população manter distância da área de encalhe para não interferir nas atividades de campo”, explicou o CEMAN em nota.

Vídeo:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Polícia

Ação integrada resultou em prisões, apreensão de armamento de uso restrito, veículos de luxo e cumprimento de mandados por homicídio e tráfico de drogas....

Economia

O novo pacote tarifário imposto pelos Estados Unidos, assinado nesta quarta-feira (30), pelo presidente Donald Trump,  vai afetar diretamente a pauta de exportações do...

Entretenimento

O tributo definitivo “Beatles Abbey Road”, recria a trajetória da maior banda de todos os tempos com um espetáculo cênico musical que resgata a...

Cidades

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN, órgão...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO