Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Natal inicia aplicação da nova vacina contra a Covid-19. Veja quem pode vacinar

Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou nesta segunda-feira (3), a vacinação contra a Covid-19 com o novo imunizante atualizado com a variante XBB.1.5. A vacinação acontece nas Unidades de Saúde do município e pontos extras de vacinação para crianças menores de cinco anos e públicos prioritários.

Leia também:
Bombeiros do RN dão dicas de segurança com fogos de artifício

A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. O imunizante está disponível para a população também nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

A vacina monovalente XBB, é a versão mais atualizada para combater as variantes da doença, tendo uma construção semelhante às versões bivalentes dos imunizantes, além de possuir a vantagem de ser adaptada para a variante XBB.1.5, cepa predominante no momento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quem pode se vacinar

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos;

Crianças com idade entre 6 meses, 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação contra a Covid-19 foi incluída no Calendário de Vacinação e faz parte das vacinas de rotina.

Para as não vacinadas contra a Covid-19, o esquema será composto por duas doses da vacina monovalente XBB, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para crianças que receberam uma dose da Pfizer Baby ou coronavac, o esquema será completado com duas doses do novo imunizante, com intervalo entre quatro e oito semanas. As que receberam duas doses de alguma das vacinas, a terceira dose será aplicada com a monovalente XBB, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. E para as que completaram o esquema vacinal com três doses, devem receber uma dose de reforço após quatro meses da última aplicação.

Grupos Prioritários

Trabalhadores de saúde;

Gestantes e puérperas;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Povos indígenas e ribeirinhos;

Idosos com idade acima de 60;

Idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores dos serviços;

Quilombolas;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Pessoa com deficiências;

Pessoas com comorbidades;

Imunossuprimidos;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

População de rua;

O público-alvo vacinado com alguma dose do imunizante bivalente deve receber uma dose anual da monovalente XBB, com intervalo de seis meses após a última dose contra a Covid-19.

Pessoas com idade acima de 60, gestante e puérperas devem receber duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses entre as doses. Para pessoas imunocomprometidas deve seguir o calendário específico para esse grupo.

Pessoas que não pertencem ao grupo alvo, não vacinadas com nenhuma dose de Covid-19 podem receber dose única da vacina monovalente XBB para fins necessários, como viagens, empregos, estágios, etc.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para imunização domiciliar de crianças menores de...

Polícia

Um homem de 52 anos foi preso por estuprar as próprias filhas, de 11 e 14 anos, na quarta-feira (17), na cidade de Parnamirim,...

Polícia

“Eu tenho fé em Deus que os culpados vão pagar. Tenho fé em Deus que vão mostrar, que não fique impune quem fez isso...

Brasil

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado deve analisar na terça-feira (2), às 11h, o Projeto de Lei (PL) que dificulta a progressão...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO