Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Festas juninas: conheça medidas preventivas para evitar casos de queimaduras em crianças

Foto: Cosern/Divulgação

Bandeirinhas, fogueira, balão e fogos, são alguns dos elementos das festividades juninas que trazem um clima de devoção e de diversão. E é nessa época que se registra um aumento de casos de queimaduras em crianças. A médica pediatra do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Ana Cláudia Correia Santos das Chagas, destaca as principais medidas que devem ser tomadas para evitar os acidentes nessa época envolvendo crianças.

A profissional explica que na época junina é comum o registro de queimaduras de 1° grau, alergias, crises de asma e broncoespasmo em crianças, e alerta “o principal cuidado com uma criança nesse período de festas juninas, é evitar que as crianças soltem fogos sozinha, caso permita, sempre um adulto presente para auxiliar. Sempre orientar a criança de não segurar por muito tempo os foguinhos nas mãos, não esperar estourar, nem tentar reacender caso não funcione na primeira tentativa, e não pisar em brasas da fogueira”.

Em caso de queimadura, deve ser procurado o atendimento médico de urgência. “Muitas vezes, a queimadura de 1º grau pode ser sim avaliada numa UBS, feito a limpeza com soro fisiológico e curativo adequado. Queimaduras de 2º e 3º grau, precisam de uma assistência maior, além das queimaduras extensas seja qual for a classificação. É importante que nesses casos a avaliação especializada seja acionada, no nosso estado, através da regulação de urgências”, explica Ana Cláudia.

Não usar em casos de queimaduras
Não colocar produto em cima da queimadura, a exemplo de pó de café, casca de banana, óleo de coco etc. A área da queimadura deve ser lavada com soro e protegida, caso haja o aparecimento de bolhas, não estourar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Graus de queimadura
Ana Cláudia explica que são três os graus de queimadura, conforme for aprofundando na pele. A queimadura de 1º grau, é a mais comum e menos agressiva em comparação aos demais graus, “acomete a região mais superficial da pele, conforme aumenta o grau, significa que a queimadura atinge camadas mais internadas da pele”.

Em muitos casos, é necessário realizar a internação para que sejam feitos curativos diariamente por equipe especializada em queimaduras. “Pode acarretar, a depender do local, em cicatrizes importantes, sequelas na função motora quando atinge articulações. Além do trauma psicológico que fica em qualquer criança ou adulto”, destaca Ana Cláudia.

De acordo com o médico pediatra e chefe da Divisão Médica do Huab, Ricardo Luiz Oliveira Alves, o Huab realiza atendimento pediátrico e internação, porém, não recebe em geral pacientes com queimaduras.

Ações de prevenção
Ana Cláudia destaca que os pais e responsáveis devem estar em alerta com a segurança das crianças. “O São João é uma época de muita diversão e de muitas festas entre famílias. Não precisamos impedir que nossas crianças participem desses festejos e guardem lembranças, o que precisamos, como responsáveis, é manter a segurança delas. Então, ter cuidados com as fogueiras, lavar a região da fogueira para que a criança não queime seus pés, por exemplo, e não deixar elas soltarem sozinhas fogos que não terão condições de controle. Essas já são grandes ações de prevenção”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Febre do Oropouche preocupa e o Rio Grande do Norte aumenta vigilância no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap),...

Saúde

O Brasil registrou desde o começo do ano, 115 casos de coqueluche, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). A doença, que pode ser...

Saúde

A dengue causou um prejuízo estimado de US$ 5 bilhões no Brasil neste ano – número equivalente a R$ 28 bilhões. Incluem-se na conta...

Cidades

Pesquisas recentes têm aprofundado a relação entre o consumo de carboidratos simples e a piora do refluxo gastroesofágico, uma condição caracterizada pelo retorno involuntário...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO