De acordo com um relatório divulgado pela consultoria de cibersegurança Netskope, em 2023 mais de 10% dos usuários corporativos utilizam mensalmente pelo menos um aplicativo de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT da OpenAI. Este número representava apenas 2% em 2022 e espera-se que chegue a 25% este ano. Apesar do crescimento no uso dessa tecnologia, os brasileiros estão preocupados com a transparência das empresas que controlam essas IA generativas, especialmente no que diz respeito ao uso de imagens.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Isso é evidenciado pelo relatório “Construa Confiança na Era da IA” da Getty Images, que indica que 90% dos brasileiros desejam maior transparência no uso de imagens manipuladas por inteligência artificial. Uma das principais conclusões do relatório enfatiza a importância da autenticidade e da transparência no relacionamento dos consumidores com marcas que utilizam IA para manipulação de imagens.
A grande maioria dos consumidores, ou seja, 90%, espera ser informada se uma imagem foi gerada por IA. Além disso, 98% dos entrevistados não querem se sentir enganados e concordam que imagens e vídeos “autênticos” são cruciais para estabelecer confiança. Os consumidores também esperam cada vez mais transparência em setores nos quais a confiança é essencial, como saúde, farmacêutico, serviços financeiros e viagens, no uso de IA.
Por fim, o relatório, baseado em perspectivas de mais de 30 mil pessoas em 25 países, incluindo o Brasil, entre 2022 e 2024, destaca as preocupações dos consumidores com o conteúdo produzido por IA na publicidade, seu impacto na confiança das marcas e os critérios que diferenciam o conteúdo visual gerado por humanos daquele criado por IA.
