Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Professores da UFRN decidem encerrar greve da categoria

UFRN lança Manual do Denunciante para orientar a comunidade acadêmica sobre assédio e discriminação. Evento será nesta sexta-feira (29), às 8h30.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Após 59 dias de paralisação das atividades, os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pelo encerramento da greve da categoria, em consulta plebiscitária realizada na quarta-feira (19) e nesta quinta-feira (20) através do site do ADURN-Sindicato. A expectativa é de que as aulas retornem já na segunda-feira (24).

Leia também:
Câmara dos deputados discute greve em universidades nesta quinta-feira (20)

Participaram do plebiscito 1.760 docentes, dos quais 61,48% votaram pelo retorno das atividades, 36,59% pela continuidade do movimento grevista e 1,93% se abstiveram.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a greve realizada pelos docentes da UFRN foi histórica e cumpriu o seu papel. “Fizemos um movimento forte, que contou com ampla participação da categoria, e mobilizou toda a nossa universidade. Foi uma greve, inclusive, de caráter pedagógico”, afirmou o dirigente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na última terça-feira (18), a diretoria do ADURN-Sindicato já havia se posicionado em nota, orientando a categoria a votar pelo encerramento da paralisação. No documento, a direção do sindicato apontou os motivos pelos quais defendeu esse posicionamento, entre eles: a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores e professoras o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; e o anúncio feito pelo Governo de R$5,5 bilhões para a consolidação e a expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

Nesta sexta-feira (21), diretoria, conselho de representantes e comando de greve do ADURN-Sindicato se reúnem com a reitoria da UFRN para discutir o ajuste do calendário acadêmico.

Notícias relacionadas

Brasil

O estudante foi expulso da Universidade de Brasília (UnB) após gravar aulas sem consentimento e ridicularizar professores nas redes sociais. Wilker Leão, youtuber de...

Saúde

A greve na saúde municipal de Natal vem afetando diretamente a rotina de usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender a uma ocorrência de derramamento de combustível, registrada em...

Educação

O Nordeste, no Enem 2025, aparece como destaque no painel divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A região...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO