O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou, por meio de nota, que dados cadastrais de aposentados e pensionistas foram expostos devido a acessos descontrolados. O problema persistiu por décadas, utilizando logins de servidores públicos de outros órgãos que se aposentaram, foram exonerados ou pediram demissão. O INSS está atualmente investigando se houve vazamento de informações e, uma vez concluída a análise, o caso será encaminhado à Polícia Federal (PF).
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Apesar do incidente, o INSS assegurou que não houve prejuízos aos cofres públicos. Isso ocorre porque o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) não é utilizado para a liberação de benefícios, mas apenas para armazenar dados dos beneficiários, como nome, CPF, tipo de benefício (aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílios e Benefício de Prestação Continuada), data de concessão e valor recebido.
Em administrações anteriores, senhas foram distribuídas a outros órgãos federais para acessar o sistema apenas com login e senha, sem medidas de segurança adicionais como autenticação de dois fatores, certificados digitais e criptografia. Em 2024, as novas regras de segurança tecnológica entrarão em vigor, incluindo o Suibe, que já teve seu fluxo alterado. Os sistemas que geram a concessão de benefícios já estão operando com essas novas camadas de segurança.