Meia hora antes do começo do primeiro debate presidencial destas eleições americanas, as ruas da região central capital Washington estavam mais silenciosas e vazias. Nem de longe era como uma final de Copa do Mundo no Brasil, mas, sim, os americanos foram para a casa ligar a TV.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Na Casa Branca, correspondentes e equipes técnicas acertavam luz e equipamentos para as transmissões da noite quando, no meio da tarde, um email na caixa de mensagens chamou a atenção. A presidente da Associação dos Correspondentes da Casa Branca – organização da qual esta jornalista faz parte – se posicionava contra uma determinação da emissora que organizou o debate. No momento da transmissão, não foi permitida a permanência na arena de nenhum jornalista do grupo de repórteres que segue de perto a agenda diária do presidente americano. O pedido foi para que ao menos um jornalista de impresso entrasse para registrar os detalhes do debate, mas isso não foi atendido.
A TV americana que organizou o evento investiu pesado para ter Biden e Trump frente a frente e fez valer a exclusividade. Na hora do “valendo”, foram permitidos – além das equipes da emissora – apenas fotógrafos de diferentes meios. Não havia plateia. Joe Biden passou os últimos dias antes do evento em Camp David, a casa de campo oficial dos presidentes americanos. De lá, foi direto para Atlanta.
*Com informações do SBT News
