Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Começa julgamento de PMs acusados pela morte do jovem Giovanni Gabriel

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

Um Quarteirão na frente do Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro foi interditado na manhã desta terça-feira (2) para o primeiro dia do julgamento dos quatro policiais militares envolvidos na morte do jovem Giovanni Gabriel de Souza Gomes, 18 anos, em 5 de junho de 2020. A mãe de Gabriel e amigos do jovem estiveram em frente ao Fórum.

Leia também:
Caso Gabriel: defesa espera absolvição de PMs acusados pelo crime

A entrada principal do Fórum recebeu reforço da Polícia Militar. O acesso foi limitado por determinação do Juiz Marcos José Sampaio de Freitas Junior, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim.

Os PMs Anderson Adjan Barbosa de Souza, Bertoni Vieira Alves, Valdemi Almeida de Andrade e Paullinelle Sidney Campos Silva são acusados da morte de Giovane Gabriel.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O corpo de Gabriel foi encontrado no dia 14 de junho de 2020, em São José de Mipibu.

Para o Conselho de Direitos Humanos, quem está sendo julgado são os PMs e não a instituição polícial militar. “Esse fato é extremamente grave por ser cometido por agentes de segurança que devem garantir a paz, o sossego, a vida e o patrimônio das pessoas e, enquanto isso, eles cometeram um crime bárbaro”, descreveu o João oliveira, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

Amigos do jovem Gabriel foram mais uma vez ao Fórum com a expectativa de que o julgamento aconteça e o caso Gabriel sirva de exemplo.

“Depois de quatro anos desse assassinato, infelizmente, ainda tentam alegar que Giovanni era bandido, era uma pessoa ruim. Giovanni era um jovem sonhador que queria, inclusive, ser policial militar, por incrível que pareça”, desabafou Samara Martins, amiga de Giovanni Gabriel.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A mãe de Gabriel, Priscila Souza, também compareceu ao local com algumas pastas contendo lembranças do filho. Nelas, havia recordações do jovem e documentos de Priscila, que faz tratamento psicológico há quatro anos.

Os réus contaram com manifestações positivas do lado de fora do Fórum. Com faixas nas mãos, os manifestantes chamavam os quatro PMs de “heróis e não criminosos”.

A sessão

A Sessão do Júri do processo relacionado ao Caso Gabriel teve início às 9h40 desta terça-feira. Após a identificação do processo, foi feito o pregão da sessão (quando é conferida a presença das testemunhas e declarantes). Em seguida, acusação e defesa fizeram requerimentos que foram analisados e decididos pelo presidente do tribunal do júri, o magistrado Marcos Sampaio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda na parte da manhã deste que é o primeiro dia de julgamento, passou-se a escolha do conselho de sentença, com a leitura prévia dos motivos de impedimentos e suspeições para ser jurados. Após recusas e dispensas por parte dos representantes da defesa e da acusação, foram escolhidos os sete jurados. O conselho de sentença da sessão é composto por cinco homens e duas mulheres que, ao final da sessão de julgamento, vão decidir pela condenação ou absolvição dos quatro réus.

Após a tomada de compromisso dos escolhidos, os jurados passaram a leitura de peças do processo. Em seguida, o julgamento foi suspenso para o almoço. A sessão foi retomada às 13h40 com o depoimento das testemunhas e declarantes. Para o julgamento, que deve durar até a próxima sexta-feira (5), foram listadas 30 testemunhas e declarantes.

Notícias relacionadas

Polícia

O veículo que pertencia à enfermeira Soraia Sátiro, irmã do artista potiguar Papel Gomes, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) pela Polícia Militar....

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na terça-feira (16), a 17ª fase da “Operação Sucata”. A ação teve como objetivo fiscalizar...

Cidades

Parte da estrutura do guarda-corpo da Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Norte à Zona Sul de Natal, está enferrujada e danificada, apresentando...

Polícia

Um homem, de 26 anos, foi preso pela suspeita de crimes de furto e violação de domicílio, na segunda-feira (15). A ação policial aconteceu...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO