Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Teratoma ovariano: saiba mais sobre o tumor que afetou nadadora brasileira Beatriz Dizotti

Foto: Satiro Sodré / CBDA e reprodução.

A nadadora Beatriz Dizotti vai disputar a final dos 1500m livres da natação feminina, na tarde desta quarta-feira (31), na Olimpíada de Paris. É a primeira vez que uma brasileira se classifica para a fase decisiva da categoria. Paralela à sua trajetória olímpica, meses antes de conseguir o feito histórico, Beatriz enfrentou a retirada de cinco teratomas ovarianos.

“Nem todas as jornadas estão livres de pedras no caminho.”, disse Beatriz, em uma publicação em suas redes sociais, em que comunicava sua segunda cirurgia.

O que são teratomas ovarianos?

A formação dos teratomas, segundo o Oncoguia, se dá a partir das células germinativas, aquelas que formam os óvulos. Geralmente a condição é benigna e acomete mulheres durante a idade reprodutiva. A condição, muitas vezes, é assintomática, mas também pode causar fortes cólicas e dores abdominais.

Há dois tipos de teratomas: o maduro, que é benigno e mais comum, e atingiu a nadadora, e o imaturo, maligno, considerado um tipo de câncer raro, que atinge crianças e adolescentes.

Os tumores benignos podem conter diferentes tipos de tecidos corporais como ossos, cabelos e dentes. Geralmente, a indicação para os teratomas é cirúrgica, com o objetivo de retirar os tumores.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Uma vez retirado, ele pode voltar?

Segundo o Oncoguia, eles podem, sim, voltar a crescer após serem removidos cirurgicamente.

No caso da nadadora, ela foi operada às pressas pela primeira vez em agosto de 2023, pois corria o risco de ter uma torção ovariana, ou seja, quando há interrupção da irrigação de sangue na região, com riscos de perder o ovário. Na ocasião, ela tirou dois tumores benignos. No entanto, no final do ano passado, o teratoma voltou a aparecer e ela teve que retirar mais três deles, além de um pequeno cisto.

Como saber se o tumor é benigno ou maligno?

Para determinar se o tumor é benigno ou maligno, é preciso de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética e, para descartar o diagnóstico de câncer, biópsia da região corporal afetada em alguns casos.

Por que tumor benigno não é câncer?

Segundo o Hospital Albert Einstein, a principal diferença entre um tumor cancerígeno e o benigno é que o primeiro invade outros tecidos e órgãos, enquanto o segundo não. Outra distinção é em sua “anatomia”: quando é câncer, o tumor apresenta bordas irregulares e cresce de forma mais rápida e agressiva, já o benigno tem bordas distintas, lisas e regulares.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: SBT NEWS.

Notícias relacionadas

Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou nesta segunda-feira (30) que vai cumprir voluntariamente o pedido de nova autópsia no corpo da brasileira Juliana Marins,...

Mundo

Juliana Marins, brasileira que caiu de um penhasco no entorno de um vulcão na Indonésia, foi encontrada morta nesta terça-feira (24), segundo a família...

Mundo

Uma pessoa brasileira está entre as vítimas do atropelamento que deixou 11 mortos em um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no sábado...

Rio Grande do Norte

A família da potiguar Florence de Vasconcelos Medeiros, morta aos 41 anos em um apartamento na Itália, iniciou uma campanha online para arrecadar recursos...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO