Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Brasil confirma 1° morte de feto por febre oropouche

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte fetal no mundo devido à transmissão vertical da febre oropouche em Pernambuco, no sábado (3). A transmissão vertical ocorre quando uma infecção é passada da mãe para o feto ainda no útero.

Leia também:
São Paulo registra três novos casos de Febre do Oropouche

A gestante, de 28 anos e residente em Rio Formoso, estava na 30ª semana de gestação. Ela exibiu sintomas compatíveis com a febre oropouche e teve contato recente com um indivíduo diagnosticado com a doença.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que o estado físico da mulher melhorou e ela se encontra bem. A confirmação da causa da morte foi realizada por meio de exames RT-PCR e imunohistoquímico. O Ministério da Saúde anunciou que distribuirá uma nota técnica aos estados e municípios com diretrizes sobre a análise laboratorial, vigilância e assistência em saúde para gestantes e recém-nascidos com sintomas de oropouche.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Brasil, ainda há oito casos suspeitos de transmissão vertical da febre oropouche sob investigação, sendo quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre. Desses, quatro resultaram em óbito fetal e os outros quatro em anomalias congênitas, como a microcefalia.

 

O que é a febre oropouche

Segundo o infectologista Marcelo Neubauer, a doença é uma arbovirose transmitida pela picada de um borrachudo, o Culicoides Paraense, e apresenta um mecanismo de transmissão parecido com o da dengue. A grande diferença entre as duas, segundo o especialista, é que a oropouche conta com animais que podem ser seus hospedeiros. No caso da oropouche também, a contaminação acontece apenas em algumas áreas do país que são endêmicas, como a Amazônia, por exemplo.

A febre oropouche foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1960. Depois disso, foram relatados casos isolados e surtos, principalmente na região amazônica. Também ocorreram registros da doença no Panamá, na Argentina, Bolívia, no Equador, Peru e na Venezuela. Com a ampliação da investigação da infecção no país, foram confirmados 7.044 casos, com transmissão local em 16 estados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O cantor Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria, recebeu alta hospitalar neste domingo (5) após apresentar melhora clínica. “O Hospital DF Star informa que o paciente Gustavo da...

Brasil

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou neste domingo (5) que a expectativa de comparecimento ao CNU 2025 é...

Esportes

O Brasil faz história ao conquistar o primeiro lugar no Mundial de Atletismo Paralímpico, encerrado neste domingo (5) em Nova Déli, na Índia. A...

Saúde

A crise do metanol tem provocado uma mudança significativa no comportamento dos consumidores brasileiros. Desde o aumento dos casos de intoxicação, o interesse por...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO