Dois meses após vistoria realizada na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, identificar índice de coliformes fecais na água 90 vezes acima do limite, o boletin do Programa Água Azul apontou que, pela quarta semana consecutiva, a praia tem apresentado melhora nos padrões de balneabilidade.
Leia também:
Condomínios serão autuados por lançamento de esgoto em praia de Natal
Em ação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), três empreendimentos foram autuados por lançarem efluentes na rede de drenagem. Um deles, inclusive, foi flagrado despejando esgoto in natura para drenagem.
Com a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis, iniciada no mês de junho, a autuação dos infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a Praia, e o trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário realizado pela Caern, contribuíram para diminuição dos níveis de coliformes em Areia Preta.
Antes das vistorias, os níveis chegaram a 9200 NMP/100 mL. Após as medidas implementadas, caíram para 70 NMP/100 mL no boletim do dia 11/07, em seguida 111 NMP/100 mL (18/07), 690 NMP/100 mL (25/07). E por fim, no último boletim do Programa Água Azul, divulgado no sábado (3), para 50 NMP/100 mL.
Sobre os índices
Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.
O “Água Azul” faz a coleta e realiza a classificação das praias de todo o Estado, com base na quantidade de coliformes encontrados nas amostras de água semanalmente.
“A maior queda nos níveis foi registrada na semana da autuação, indicando que as ações foram eficazes e imediatas. Até o momento, foram vistoriados oito imóveis na Silvio Pedroza, dos quais dois foram autuados por descarte irregular de efluentes”, relata o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita ressalta que o trabalho conjunto visa garantir a qualidade das águas e a segurança dos banhistas. “Essa ação conjunta e contínua demonstra o compromisso do poder público com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores e frequentadores das praias de Natal, principalmente, no combate ao descarte irregular que acaba descendo para nossas praias. A ação está atualmente concentrada em Areia Preta e Ponta Negra, todavia irá também ocorrer em outras praias da capital”, diz.