O Governo do Rio Grande do Norte se reuniu na quarta-feira (7) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, para discutir a criação de um fundo proveniente do pagamento da dívida dos grandes estados devedores à União. Este Fundo de Equalização seria repartido entre todos os estados, no contexto do projeto de lei de Pacheco que propõe a repactuação dos débitos estaduais com a União.
Leia mais:
Dinheiro esquecido: brasileiros ainda têm R$ 8,5 bilhões para resgatar em sistema do BC
A governadora do RN, Fátima Bezerra, acompanhada de outros governadores do Nordeste, sugeriu que os maiores devedores, atualmente pagando a dívida corrigida pelo IPCA mais 4%, passem a pagar o IPCA mais 2%, diferentemente da proposta inicial de 1%. Esta diferença de 2% formaria o Fundo de Equalização, a ser distribuído entre todos os estados para novos investimentos, seguindo os parâmetros percentuais do Fundo de Participação dos Estados.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Rodrigo Pacheco afirmou que as sugestões dos governadores foram bem recebidas e que houve avanços nas discussões sobre o fundo. O objetivo é beneficiar também os estados que não possuem dívidas com a União. A expectativa é votar a proposta no Senado na próxima semana, buscando consenso entre os senadores antes do início das campanhas eleitorais.