Na terça-feira (13), a Polícia Civil prendeu um homem de 23 anos em flagrante por perseguir sua ex-companheira em Macau (RN). Ele havia saído da cidade de Pendências, não aceitando o fim do relacionamento, e foi até Macau tentar reencontrar a vítima.
Porém, ao chegar no portão da casa, familiares acionaram a polícia, que o prenderam em flagrante.
Leia também:
Suspeito de matar o irmão com facão é preso no interior do RN
Segundo informações, o homem é usuário de drogas, tem histórico de prisão por violência doméstica e tráfico de drogas. Sendo então, conduzido à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
“Operação Shamar”
De acordo com a Polícia Civil, a ação faz parte da “Operação Shamar”, nome em hebraico que significa cuidar, proteger e vigiar, é uma ação nacional realizada durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pela defesa da mulher, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Agosto Lilás
O Agosto Lilás é uma campanha de combate à violência contra a mulher, criada em 2016, e que ocorre anualmente ao longo de todo o mês de agosto.
Todavia, a iniciativa surgiu para fortalecer as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar, incentivando a denúncia e promovendo a conscientização sobre os direitos das mulheres.
Mais informações sobre o Agosto Lilás
Como as mulheres podem se defender?
Contudo, a proteção das mulheres passa por diversas frentes. Em casos de violência ou perseguição, é fundamental que a vítima procure ajuda imediatamente. Existem canais de denúncia, como o Disque 180, que funcionam 24 horas e garantem o anonimato.
No RN, disque 190 para casos de emergênia ou 181 para denúncias anônimas.
Além disso, medidas protetivas de urgência, como as previstas na Lei Maria da Penha, podem ser solicitadas para afastar o agressor e garantir a segurança da mulher.
Organizações e campanhas como o Agosto Lilás são essenciais para disseminar essas informações e proporcionar um ambiente onde as mulheres se sintam seguras para buscar ajuda.