O arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, foi submetido a um novo procedimento cirúrgico, ainda em decorrência da isquemia intestinal identificada na última segunda-feira (12).
De acordo com comunicado da Arquidiocese de Natal, durante toda a cirurgia, Dom Matias permaneceu estável. Ele segue na UTI do Hospital do Coração, na capital, para observação e melhor acompanhamento.
Segundo a Arquidiocese de Natal, o arcebispo emérito passou por primeiro procedimento cirúrgico na segunda-feira (12). Contudo foi possível identificar e sanar o problema relacionado a uma ponta fibrosa que estava prendendo a alça do intestino.
Sobre Dom Matias Patrício
Dom Matias foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Eugênio de Araújo Sales, no dia 14 de julho de 1963, na Catedral de Natal. Em dezembro de 1963, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim, de onde saiu meses depois para, em 10 de julho de 1964, assumir a Paróquia de Canguaretama e Pedro Velho. Em 1968, foi transferido para Nova Cruz, onde permaneceu por 22 anos.
Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras (PB), no dia 12 de julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, em Nova Cruz. No ano de 2000, foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Campina Grande-PB. No ano seguinte, foi eleito Bispo Titular da Diocese de Campina Grande.
Em 26 de novembro de 2003, foi elevado a Arcebispo, eleito para a Arquidiocese de Natal. Sua posse ocorreu na Catedral Metropolitana de Natal, em 25 de janeiro de 2004. Ao completar 75 anos, em 2011, Dom Matias pediu renúncia ao Papa Bento XVI, que em 21 de dezembro daquele ano, aceitou o pedido e o nomeou como Administrador Apostólico até a chegada de seu sucessor, Dom Jaime Vieira Rocha.
Durante o período em que foi arcebispo de Natal, Dom Matias mobilizou a Arquidiocese para um grande projeto de missões populares, visitando várias paróquias na capital e interior. O período foi coroado pelo triênio de preparação para o centenário da diocese. O triênio culminou com o primeiro Congresso Eucarístico Missionário, de 25 a 29 de dezembro de 2009. Dom Matias ordenou 58 padres, sendo o bispo que mais ordenou sacerdotes para a Igreja de Natal, até aquele momento.